Investimento na compra de máquinas e equipamentos agrícolas impulsiona produção em áreas alteradas

Estimativa é de produção de mais de 1,2 mil toneladas de milho entre produtores da Transacreana

produo_de_milho_transacreana.jpg

Com apoio no processo de mecanização, produtores da Transacreana aumentam produção de milho e safra deve chegar a 1,2 mil toneladas (Foto: Arquivo/Secom)

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Nilton Cosson, reuniu os produtores da estrada Transacreana para apresentar o Pronaf Mais Alimentos: uma ação estratégica para fortalecimento da agricultura familiar. O superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, esteve presente para tirar dúvidas sobre a linha de crédito.

O Pronaf Mais Alimentos é uma modalidade de crédito que destina recursos para a infraestrutura da propriedade rural como a compra de máquinas e equipamentos agrícolas. Um grupo de produtores da Transacreana desenvolve um sistema de mecanização em áreas alteradas desde 2005.  São os produtores da Associação G8. De acordo com o presidente dessa associação, José Augusto Pinheiro, a partir da mecanização, os produtores estão produzindo mais e em menos terras. "A mecanização permite que áreas alteradas sejam aproveitadas."

Em 2007, os produtores utilizaram a técnica em 240 hectares, com expectativa de colheita de 100 sacas por hectare. Em 2008, o investimento foi em 800 hectares, envolvendo cerca de 40 produtores. A estimativa é de que a safra seja de mais de 1,2 mil toneladas de milho, que já estão sendo colhidas e beneficiadas nos armazéns da Companhia de Armazéns Gerais e Entrepostos do Acre, a antiga Cageacre. 

O objetivo é ampliar o processo de mecanização para um número maior de produtores. O presidente da Associação de Produtores Rurais Boa União, do ramal Beija Flor, José Mendes, disse que já está organizando todo o processo para acesso ao crédito e à compra de máquinas. "Já estamos certos de que esse é o melhor caminho e nos organizando para adquirir equipamentos e assim produzir mais", garante.

Linha de crédito especial de investimento amplia fortalecimento da agricultura familiar

O superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Melo, explicou aos produtores rurais que o Pronaf Mais Alimentos destina recursos para a infraestrutura da propriedade rural. O limite de crédito é de R$ 100 mil, que podem ser pagos em até dez anos, com até três anos de carência e juro de 2% ao ano.

Os projetos contemplam investimentos em formação de pastagens; compra de tratores, máquinas, implementos agrícolas e matrizes; irrigação; manejo do solo; construção de açudes; implantação de pomares e estufas; e armazenagem, entre outros.

Como acessar o Pronaf Mais Alimentos

O produtor deve procurar um dos escritórios da Seaprof para, junto com o técnico, dar início ao processo, que segue os seguintes passos:

  1. Emissão da DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf)
  2. Avaliação do projeto que pretende desenvolver
  3. Elaboração do Projeto Técnico de Financiamento
  4. Encaminhamento do projeto para análise de crédito e aprovação do agente financeiro
  5. Com o Projeto Técnico, negociar o financiamento junto ao agente financeiro
  6. Aprovado o Projeto Técnico, o  produtor rural está apto a acessar o recurso