Educação Profissional

Instituto de Educação Profissional e Tecnológica inicia ano letivo com os alunos do itinerário profissional

O ano letivo nos centros do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) em Rio Branco, Tarauacá, Plácido de Castro e Cruzeiro do Sul teve início nesta segunda-feira, 18. Os estudantes do ensino médio inseridos no itinerário profissional são de escolas da rede pública estadual.

Estudantes do Ceflora, centro do Ieptec em Cruzeiro do Sul, no retorno às aulas do Curso Técnico em Farmácia. Foto: Ascom/Ieptec

Entre os Centros de Educação Profissional e Tecnológica (CEPTs) do Ieptec que deram o pontapé inicial no ano letivo de 2024, está o Campos Pereira, na capital. “Recebemos os estudantes com grande alegria, nesse primeiro dia do ano letivo, e as nossas equipes estão preparadas para atendê-los da melhor forma possível”, garantiu a coordenadora da escola, Susie Lamas.

Alunos do Curso Técnico em Marketing do CEPT Campos Pereira prontos para iniciar mais um ano letivo. Foto: Ascom/Ieptec

Os estudantes do CEPT demostraram satisfação com o retorno à sala de aula. “Estou muito feliz em estar de volta e espero aprender muito esse ano”, disse o educando Gustavo Martins. “Estou achando o curso muito bom para a minha desenvoltura, e vai ser ótimo para a minha carreira profissional poder concluir esse ano e entrar no mercado de trabalho”, salientou a jovem Bruna Geber.

Bruna está no último ano do Curso Técnico em Marketing e é estudante da Escola José Rodrigues Leite. Foto: Ascom/Ieptec

Ayas Dias é professor no CEPT Campos Pereira e falou sobre a importância desse novo ciclo na vida dos estudantes: “Estamos muito animados com o retorno às aulas porque sabemos que o curso técnico vai abrir muitas oportunidades para os alunos. Eles têm muito a ganhar participando do curso até o final”.

Turma do Curso Técnico em Veterinária do Centro João de Deus, em Plácido de Castro. Foto: Ascom/Ieptec

Na Usina de Arte, em Rio Branco, os alunos veteranos do Curso de Fotografia receberam os calouros para a primeira aula de 2024. Para o estudante Gabriel Yan Freitas que está no último ano da capacitação, “as expectativas quanto ao curso são maiores que as do ano passado no que se refere ao aprendizado”.

Formada por veteranos e calouros, a turma do Curso de Fotografia lotou a sala de aula no primeiro encontro do ano. Foto: Ascom/IEPTEC

Devido às enchentes no Acre, os centros do Ieptec tiveram que modificar o cronograma para o início dos cursos. Segundo o gestor da autarquia, Alírio Wanderley, “todas as unidades do Ieptec estão funcionando plenamente e com os cursos do itinerário profissional a todo vapor. Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, estamos avançando”, disse.

Quatro turmas do Curso Técnico em Administração do Núcleo de Tarauacá receberam as boas-vindas da equipe do Ieptec no município. Foto: Ascom/Ieptec

A diretora de ensino do Ieptec, Mara Lima, ressaltou o importante papel dos profissionais que atendem o público do itinerário profissional pela rede Ieptec: “Nossas equipes têm se dedicado no atendimento aos estudantes, focando no desenvolvimento das competências, habilidades, atitudes e valores”.

Equipe do CEPT Gastronomia recebendo os alunos do Curso Técnico em Confeitaria. Foto: Ascom/Ieptec

Até o final de 2024, mais de 3 mil estudantes do ensino médio deverão concluir cursos do Itinerário de Formação Técnica e Profissional (IFTP) executados pelos centros da rede Ieptec.