A intenção do poder público e das instituições da sociedade civil é promover a articulação de políticas, programas e projetos públicos ou privados
Um encontro que aconteceu nesta quarta-feira, 20, no auditório da escola Campos Pereira, marcou a criação do Fórum de Educação Profissional Científica e Tecnológica do Acre. O evento é uma iniciativa do governo do Estado e reúne as diversas instituições públicas e privadas que trabalham com a educação profissional no Estado.
A criação do fórum tem por objetivo aproximar esforços públicos e privados no desenvolvimento da educação para o trabalho no Estado. A intenção do poder público e das instituições da sociedade civil é promover a articulação de políticas, programas e projetos públicos ou privados para a educação profissional.
O presidente do Instituto Dom Moacyr, Irailton Lima, disse que o fórum é uma instância de diálogo e alinhamento estratégico das instituições que lidam com o tema da educação profissional no Acre, instituições públicas, privadas e da sociedade civil. “É um espaço que possibilita que o investimento de cada uma dessas instituições esteja voltado para aquilo que o Acre mais precisa em termo de formação de trabalhadores”, disse Lima.
As instituições do Sistema S (Sesc, Sesi, Senai, Senac, Senar, Sest, Senat e Sescoop) também são parceiras no fórum. Essas instituições têm uma larga experiência na educação profissional. O Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) são as duas que mais se destacam no Acre. Elas têm mais de 30 anos de atuação no Estado e devem contribuir bastante para o desenvolvimento de políticas voltadas para o setor.
Uma das representantes do Sistema S no fórum é a diretora de Educação e Tecnologia do Senai, Jeane dos Reis de Farias. Ela disse que o fórum parte de uma ideia antiga já defendida por aqueles que fazem educação profissional no Estado, seja do setor privado, seja do setor público. E afirma que o Fórum de Educação Profissional Científica e Tecnológica é uma forma de se articularem políticas públicas voltadas para a área unindo esforços de pessoas, de tecnologias, de espaços didáticos e de recursos financeiros focados em áreas estratégicas de desenvolvimento no Estado. “É um espaço onde estaremos compartilhando nossas experiências e o nosso know-how com os nossos parceiros. É a união de esforços para uma articulação focada no desenvolvimento da educação profissional, o que vai contribuir para a elevação da qualificação dos nossos trabalhadores, para a indústria, para o comércio, para o setor público e para todos os outros segmentos de que o Estado necessita”, disse Jeane.
Instituições que farão parte do fórum
- Instituto Dom Moacyr
- Conselho Regional de Administração (CRA)
- Instituto Socioeducativo (ISE)
- Federação dos Trabalhadores Rurais do Acre (Fetacre)
- Conselho Regional de Odontologia (CRO)
- Assessoria Especial da Juventude
- Conselho Regional de Enfermagem (Coren)
- Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde
- Secretaria de Desenvolvimento Social
- Sindicato dos Profissionais Auxiliares, Técnicos em Enfermagem e Enfermeiros do Acre
- Centro de Educação Técnica e Especializada do Acre (Ceteac)
- Auditoria e Consultoria Empresarial
- Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
- Instituto Federal do Acre (Ifac)
- Central Única dos Trabalhadores (CUT)
- Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
- Departamento de Mobilização para o Trabalho
- Serviço Nacional de Aprendizagem para o Transporte (Senat)
- Superintendência Regional do Trabalho
- União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes)
- Conselho Estadual de Educação
- Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Acre (Crea/AC)
- Casa do Estudante
- Conselho Regional de Corretores de Imóveis
- Sindicato dos Técnicos em Segurança
- Secretaria de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia