Bolivianos conhecem ações desenvolvidas pelo governo do Estado

Grupo formado por parlamentares, empresários e secretários veio ao Acre para firmar parcerias e troca de experiências

politicos_empresarios_bolivianos_foto_gleilson_miranda_01.jpg
politicos_empresarios_bolivianos_foto_gleilson_miranda_02.jpg

Durante a visita foram discutidos vários assuntos com o objetivo de promover a integração entre Brasil e Bolívia, através do Estado do Acre e do Departamento de Pando (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Uma comitiva formada por parlamentares, secretários e empresários do Departamento de Pando, na Bolívia, visitou a capital acreana nesta quarta-feira, 20. Eles foram recepcionados pelo vice-governador César Messias, pelo prefeito Raimundo Angelim, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Élson Santiago e pelos secretários Edvaldo Magalhães e Ilmara Cordeiro.

Durante a visita foram discutidos vários assuntos com o objetivo de promover a integração entre Brasil e Bolívia, através do Estado do Acre e do Departamento de Pando.

O vice-governador César Messias agradeceu a visita da comitiva e disse que o governo do Acre vem trabalhando para melhorar as relações com os países vizinhos. “Estamos dando um passo importante para avançar ainda mais na integração com a Bolívia. Queremos estreitar ainda mais nosso relacionamento com os vizinhos, garantindo a troca de experiências comerciais e culturais”, disse.

Para o presidente da Assembleia Legislativa de Pando, Mário Valverde Lazo, a visita ao Acre tem um significado especial. Ele disse que as experiências desenvolvidas pelo governo do Estado na agricultura, pecuária e piscicultura são importantes e podem colaborar para o desenvolvimento do Departamento de Pando.

“Nós estamos iniciando um novo governo e uma nova legislatura na Assembleia. Viemos aqui com os secretários para que possamos conhecer de perto as experiências do Acre e firmar parcerias. Será uma visita rápida, mas rica naquilo que podemos levar”, assegurou.

A comitiva visitou a Feira do Peixe, na Ceasa, depois seguiu para a Biblioteca da Floresta, OCA e a Fábrica de Laminados Triunfo.

Edvaldo destaca importância da integração

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços, Ciência e Tecnologia, Edvaldo Magalhães, lembrou que o intercâmbio cultural e comercial é importante para a aproximação dos povos.

“Somos vizinhos e, portanto, devemos nos conhecer. Precisamos criar uma agenda de debates com o departamento de Pando que vai desde a segurança até o comércio. E hoje estamos dando um passo importante. Essa troca de experiências será importante para nosso povo, sempre dando destaque à questão ambiental”, lembrou.

Edvaldo Magalhães propôs a realização de uma reunião de trabalho, com representantes da Receita Federal, Poder Legislativo, Ministério da Agricultura e Polícia Federal do Brasil e da Bolívia para discutir ações que possam melhorar a integração.

“Precisamos resolver alguns problemas que ainda nos atrapalham. Por isso, seria importante uma reunião com representantes de várias instituições em busca de uma solução comum. Vamos realizar essa reunião em Pando, já nos próximos dias”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter