Instituições iniciam capacitação do Programa de Extensão Mulheres na Amazônia

Na manhã desta quinta-feira, 9, teve início a capacitação do Programa de Extensão Mulheres da Amazônia que tem por objetivo promover a educação popular, a oferta de oficinas e atendimento à rede de mulheres em situação de violência nos 22 municípios do estado do Acre.

O projeto é promovido pela Universidade Federal do Acre (Ufac), em parceria com a Secretaria Adjunta da Mulher (Seamd), a Secretaria de Estado de Educação (SEE), o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, o Instituto Mulheres da Amazônia, prefeituras, movimentos sociais, entre outras instituições.

A secretária adjunta Márdhia El-Shawwa destacou o apoio do Estado em projetos como este. Foto: Franklin Costa/Seamd

Representando o Estado, esteve presente a secretária adjunta da Mulher, Márdhia El-Shawwa, que destacou o apoio do governo no atendimento às mulheres.

“Esse programa é de extrema importância, porque precisamos não só atender nossas mulheres, como capacitar nossos profissionais para que as atendam de forma humanizada. Graças ao governo do Estado, à Ufac e aos demais parceiros, faremos a diferença nos 22 municípios”, afirmou.

O primeiro município contemplado foi Porto Acre, que recebeu a palestra das técnicas da Seamd, Neuda Muniz e Joelda Pais, e da coordenadora do Programa de Extensão Mulheres da Amazônia pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Ufac, Dra. Fabiana Nogueira.

O público-alvo da capacitação são os Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres (OPMs), Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (CMDMs) e a Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência. Foto: Franklin Costa/Seamd

“Essa é a primeira vez que a Ufac é protagonista de uma ação de educação popular em combate à violência contra a mulher nos 22 municípios do estado. E isso se deve muito à sensibilidade de nossa reitora, Guida Aquino, e nosso pró-reitor de Extensão, Carlos de Moraes, mostrando a importância de ter mulheres e homens sensíveis à causa em posições de poder. Estamos muito felizes em realizar essa primeira oficina em Porto Acre e sabemos que a parceria com a Secretaria Adjunta da Mulher foi essencial para isso”, afirmou Fabiana Nogueira.

O projeto visa capacitar representantes das instituições de proteção à mulher, como: Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres, Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher e a Rede de Atendimento às Mulheres em situação de Violência.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter