Criada em 2002 com o objetivo de contribuir para a melhoria da escrita de estudantes nas escolas públicas brasileiras, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, está com inscrições prorrogadas até o dia 15 deste mês.
Este ano, a olimpíada realiza sua quarta edição. Além do MEC e da Fundação Itaú, os parceiros da olimpíada incluem o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
A competição tem caráter bienal, e em anos pares realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Nos anos ímpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além de realizar estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Confira o texto vencedor – Artigo de Opinião – da edição de 2012 clicando aqui, e os textos finalistas, clicando aqui (Poema) e aqui (Memórias).
Como participar
Os interessados devem acessar o endereço eletrônico www.escrevendoofuturo.org.br, que possui informações sobre o histórico da competição, regulamentos e como realizar o envio dos textos.
Além dessas informações, o site também disponibiliza materiais para que os professores realizem oficinas temáticas voltadas para o principal objetivo da Olimpíada, que é o incentivo à leitura e escrita para os jovens. Acesse o material on-line.
Os estudantes são separados de acordo com suas categorias e com as séries em que se encontram.