Encontro Nacional discute combate aos crimes na fronteira

A troca de experiências positivas entre as práticas de segurança pública nas fronteiras brasileiras é um dos objetivos do 10º Encontro Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras, que ocorre a partir desta terça-feira, 6, em Epitaciolândia.

O evento teve início com a abertura do I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras (Foto: Luciano Pontes/Secom)
O evento teve início com a abertura do I Simpósio de Segurança Pública nas Fronteiras (Foto: Luciano Pontes/Secom)

O evento iniciou com o 1º Simpósio de Segurança Pública e contou com a participação de autoridades da área, civis e militares do Brasil, Bolívia e Peru. Cerca de 200 participantes acompanham o encontro.

A cerimônia reúne os 11 estados brasileiros que fazem fronteira com outros países e que aderiram à Estratégia Nacional de Segurança Pública na Fronteira (Enafron), criada em 2011 pela presidente Dilma Rousseff, para agregar, organizar e potencializar as ações de combate aos crimes de fronteira. O governador Tião Viana foi representado pelo procurador do Estado, Rodrigo das Neves.

Entre outras autoridades, participam do evento a diretora do Departamento de Políticas e Programas da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva de Porto Velho, os comandantes do Comando Amazônico de Pando e da Polícia Nacional Peruana de Madre de Dios, além do secretário de Segurança do Estado de Mato Grosso.

Combate aos crimes transfronteiriços

Segundo o secretário de Segurança Pública do Acre, Reni Graebner, o encontro é importante para melhorar o combate efetivo aos crimes transfronteiriços, sendo também uma oportunidade de verificar a política de fronteira e a troca de experiências, as chamadas melhores práticas, realizadas em cada estado.

Villanova explicou que o fortalecimento das relações e proximidade entre secretários de estado, gestores e coordenadores da Enafron em cada estado é importante para o bom desenvolvimento dessas políticas.

O Encontro Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras se estende até a próxima quinta-feira, 8, e contará com visitas técnicas e reuniões de grupos temáticos, além de uma reunião entre autoridades brasileiras, peruanas e bolivianas para o fortalecimento das parcerias implementadas.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter