30 mil alunos

Início da Mostra Viver Ciência celebra o apoio ao progresso abraçando as tradições

O Teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi palco na manhã desta quarta-feira, 29, da abertura da Mostra Acreana de Educação, Ciência e Tecnologia. A Viver Ciência é realizada de 29 a 31 de agosto, no Centro de Convenções da Ufac, com a expectativa de um público de 30 mil pessoas.

Organizada pelo governo do Estado, por meio das secretarias de Educação e Esporte (SEE) e de Ciência e Tecnologia (Sect), o evento faz parte da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e chega à quarta edição reunindo todas as escolas da rede estadual de Rio Branco, além de vários colégios particulares e municipais. Ao todo, 300 trabalhos produzidos por estudantes e professores farão parte da exposição, que busca apoiar o progresso científico sem deixar de abraçar as tradições culturais.

Presente à abertura, o governador Tião Viana aproveitou para destacar que a mostra é uma oportunidade para despertar o interesse dos jovens no campo científico, preparando-os para um futuro de uma realidade que definitivamente será diferente da atual.

“Este é um trabalho lindo, que envolve diversos parceiros e que este ano temos a honra de ter envolvidos o Peru e a Bolívia, no sonho de uma integração da Amazônia sul-americana. O resultado é de crianças manifestando seus valores culturais, entendendo o ambiente ao redor, a tradição e inovação”, destacou Tião Viana.

Grande parceria

Um evento de tanta relevência conta com diversas parcerias, como a própria Ufac, o Instituto Federal do Acre (Ifac), a Embrapa e a Prefeitura de Rio Branco, entre outros que ajudam a promover a Viver Ciência. A exposição já foi realizada também em Cruzeiro do Sul e nas regionais do Alto Acre, Tarauacá/Envira e Purus, com a edição itinerante.

O secretário da SEE, Marco Brandão, ressalta que a programação conta com uma extensa lista de atividades, entre elas o Cine Ciência, Brincando com a Ciência, oficinas, minicursos, palestras, planetário, palco cultural, concurso de curtas e fanpage.

“Como sempre, a gente vem inovando. Além da participação de professores e estudantes da Bolívia e do Peru, temos o foco que é trazer aquilo que é feito nas escolas pensando num ambiente escolar, no qual o aluno seja o protagonista do conhecimento e que participe do processo experimentando, criando e transformando”, disse o secretário.

Com a mostra fazendo parte da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, a secretária da Sect, Renata Souza, completa: “É uma semana promovida pelo governo do Estado que vem se realizando há oito anos, e o Viver Ciência veio compor o evento com essa grande mostra para os estudantes. Este ano estamos com o tema ‘Ciência para a diminuição das desigualdades’, que, mesmo com a semana comemorativa, possui atividades o ano todo”.