Imac dialoga com madeireiros do Acre

Sindicato e madeireiros apresentaram as principais dificuldades do setor (Foto: Luciano Pontes/Secom)
Sindicato e madeireiros apresentaram as principais dificuldades do setor (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Na manhã desta quinta-feira, 22, representantes do setor madeireiro acreano e do Sindicato das Indústrias Florestais do Estado do Acre (Sindusmat) estiveram na sede do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) para conhecer a nova gestão e apresentar os anseios da categoria.

Ao todo, 22 empresas fazem parte do Sindicato. Entre as principais reivindicações, estão:
mudanças em resoluções estaduais, agilidade nos processos de manejo florestal e adequação de legislações federais para a realidade acreana.

“Na verdade, é colocar situações que vêm acontecendo nos últimos anos, leis do Conama, que precisam ser adequadas a nossa realidade. Também queríamos continuar essa parceria, ouvindo o nosso setor, para que os prazos sejam atendidos, por conta do período chuvoso ser muito extenso e o verão muito curto. Então o que a gente vem pedir é que isso realmente seja atendido, conforme cada empresa dá entrada em seus processos”, diz Fátima Gonçalves Oliveira, do Sindusmat.

O diretor-presidente do Imac, Pedro Longo, afirmou aos madeireiros que a nova gestão fará o possível para reduzir a burocracia. “Já pactuamos alguns novos procedimentos dentro do Imac, visando dar mais agilidade aos processos de licenciamento e também com uma preocupação muito grande de manter o setor madeireiro na legalidade. Então, é de interesse do governo encontrar mecanismos, dentro da legalidade, que possam permitir que essa indústria seja viável e que prossiga gerando emprego e renda para o nosso estado”, finalizou.