IDM realiza curso de preparador de sushi pelo Pronatec

Encerramento do curso de Sushiman. Alunos tiveram novos conhecimentos sobre a culinária japonesa. (Foto Assessoria IDM)
Os alunos tiveram novos conhecimentos sobre a culinária japonesa (Foto Assessoria IDM)

Na última quinta-feira, 27, o Instituto Dom Moacyr (IDM) realizou o encerramento da primeira turma do curso de Sushiman. A formação inicial e continuada se deu no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso foi aberto ao público e coordenado pelo núcleo de implantação da Escola de Gastronomia e a Escola de Saúde.

Serão ofertados, ainda neste semestre, para estudantes de escolas públicas do ensino médio, de Educação de Jovens e Adultos (EJA), e para os inscritos no CadÚnico, os cursos de auxiliar de cozinha, salgadeiro, churrasqueiro, padeiro, atendente de lanchonete e técnico em cozinha, com vagas para a maioria dos municípios do Estado.

As inscrições estarão sendo realizadas pela Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e os Centros de Referência e Atendimento Social (Cras). O objetivo do curso de Sushiman consiste em qualificar profissionais para atuar no mercado na área da gastronomia, em especial na culinária japonesa.

Landerson Barbosa, já fez o curso de salgadeiro pelo Pronatec, e está comercializando juntamente com a sua esposa os salgados, e tem conseguido um bom lucro com a comercialização em sua própria casa. “Fiz o curso de preparador de sushi porque essa era uma área que eu não conhecia, gostei muito, vou implementar a cozinha japonesa em meu negócio. A área da alimentação dá muito lucro, chego a ganhar bem mais de 100% do que é investido.”

“Quem tem a oportunidade tem que agarrar e aproveitar, e não tenho perdido nenhuma, o governo do Estado dá toda assistência, vale transporte, material, só quem não tem compromisso com a vida é que não aproveita,” ressaltou Landerson.

Segundo o diretor-presidente do IDM, Marco Brandão, “a qualificação profissional está associada à política de governo que visa garantir o acesso, a expansão, a permanência e o êxito dos novos profissionais no mercado de trabalho, seja como autônomos, ou em diferentes possibilidades de geração de renda”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter