O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), por meio da Escola Penitenciária, está promovendo uma capacitação para que os agentes penitenciários possam manusear os novos equipamentos que chegaram no início do mês de novembro.
Além dos aparelhamentos, os agentes irão aprender métodos de inspecionar objetos, veículos e materiais em estabelecimentos prisionais.
Mais de 30 agentes penitenciários que trabalham, nos presídios da capital, participam desta capacitação, como explica o diretor da unidade prisional da Francisco D’Oliveira Conde (FOC), Rames Mesquita.
“A ideia é que todos os agentes das unidades da capital e do interior participem desse treinamento que é promovido pelos próprios agentes penitenciários”, destacou.
Mesquita explica que esses treinamentos são para identificação de ilícitos que possam entrar nos prédios. “A ideia é coibir a entrada de drogas, aparelhos celulares, armas ou objetos que possam se tornar uma arma”, comentou.
O curso, que se iniciou nesta sexta-feira, 11, tem duração de dois dias e é dividido em aulas práticas e teóricas.
Os agentes penitenciários que estão recebendo as capacitações serão multiplicadores. O propósito é que na próxima semana novas turmas serão abertas.