Hospital de Xapuri deverá ser instalado em novo local

Reunião contou com a presença de autoridades, conselheiros de saúde e população em geral (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Reunião contou com a presença de autoridades, de conselheiros de saúde e da população em geral (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Um grupo de trabalho vai buscar a viabilização da transferência do Hospital Dr. Epaminondas Jácome para o prédio de um novo posto de saúde de Xapuri. A decisão foi tomada durante reunião realizada no município na terça-feira, 21.

Foi estabelecida, previamente, a cessão do prédio do novo posto de saúde para que o Estado instale a estrutura do hospital. O governo do Estado cederá parte da antiga estrutura da unidade para que a prefeitura monte um posto de saúde. O Estado ainda deverá asfaltar a rua onde está localizado o novo posto de saúde, local da instalação provisória do hospital.

O grupo de trabalho é formado por representantes do Ministério da Saúde (MS) e secretarias municipal e estadual de Saúde, Ministério Público Estadual (MPE-AC) e conselhos municipal e estadual de Saúde.

O trabalho desse grupo será buscar a viabilidade legal do acordo junto aos órgãos competentes, como Câmara de Vereadores e Assembleia Legislativa do Estado, estabelecendo os prazos de cada compromisso assumido.

Além dessa ação emergencial, o secretário de Estado de Saúde, Armando Melo, destacou que o governo do Estado trabalha intensamente para construir um novo hospital no município.

“A população pode ficar tranquila, com a certeza de que estamos buscando o melhor para o serviço de saúde, o melhor para a população”, esclareceu.

Enchente atinge hospital

Na última enchente do Rio Acre, neste ano, o Hospital Dr. Epaminondas Jácome ficou quase totalmente debaixo d’água. Desde então, equipamentos e profissionais estão atendendo na Unidade de Saúde da Família José Fadul (UBS), de responsabilidade da prefeitura.

A necessidade da construção de um novo hospital no município se dá pelo fato de a atual unidade estadual de saúde estar localizada em uma área que sofre grande risco de alagamento.

Novo posto de saúde de Xapuri poderá abrigar provisoriamente o hospital (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
Novo posto de saúde de Xapuri poderá abrigar provisoriamente o hospital (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter