Hemoacre e Ministério Público se unem para incentivar doação de sangue

doação de sangue
Ação tem como objetivo repor o estoque de bolsas de sangue durante o período de carnaval (Foto: Álefe Souza)

O primeiro dia da campanha de doação de sangue realizada pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em parceria com o Ministério Público do Acre (MPAC), deu-se na manhã desta quinta-feira, 12. Durante toda a manhã, a unidade móvel do hemocentro esteve estacionada em frente ao prédio da Procuradoria Geral da Justiça do Acre, aguardando por doações.

O procurador-geral de Justiça do Estado, Osvaldo D’ Albuquerque, foi o primeiro a doar sangue. “Ajudar ao próximo, a salvar uma vida, garantir a saúde de outras pessoas é muito importante. Essa foi a primeira vez que doei sangue, não doeu e estou muito feliz em poder ajudar alguém que vai precisar desse sangue. Essa certamente será a primeira de muitas doações”, garantiu D’Albuquerque.

A ação tem como objetivo incentivar a doação para repor o estoque de bolsas de sangue durante o período de carnaval e contou com a presença da Rádio Humanizar e da banda da Polícia Militar (PM), que entoaram marchinhas de carnaval para chamar a atenção de quem passava pelo local. O ônibus estará no mesmo lugar durante esta sexta-feira, 13, das 8 às 12 horas.

“Por ser um período de feriado extenso, no qual o atendimento hospitalar não para, é necessário ampliar o estoque de hemocomponentes para atender possíveis situações de emergências ou acidentes”, ressalta Marlice Aquino, gerente de captação do Hemoacre.

Ato solidário

Otília Marinho, servidora da Procuradoria, também fez sua primeira doação. Ela conta que sempre desejou doar sangue, mas não tinha o peso mínimo exigido (50 quilos). “Sempre fui muito magrinha, mas agora atingi o peso exigido e fico muito feliz em poder fazer minha primeira doação. Pretendo doar muitas outras vezes”, disse.

Para doar na unidade móvel, a pessoa deve ter entre 18 e 69 anos, mais de 50 quilos, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação com foto.