Governo vai certificar 500 casos de sucesso de pequenos negócios

Desde 2011, governo beneficia famílias com kits de pequenos negócios (Foto: Arquivo Secom)

Como prova de que a política de investimentos em pequenos negócios no Acre vem dando certo, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN), vai reunir empreendedores de diversas frentes de trabalho para certificar 500 casos de sucesso de Rio Branco e de municípios adjacentes.

O evento de certificação começa às 8 horas desta terça-feira, 31, no Teatro Plácido de Castro, com a presença do governador Tião Viana.

A programação, que contará com um desfile de representantes de empreendimentos e uma palestra voltada às alternativas de atividade econômica no estado, será encerrada às 12 horas.

Essa é a primeira etapa do projeto de certificação, que visa identificar, mediante monitoramento, mil casos de empreendimentos em que as famílias estejam fazendo bom uso dos equipamentos entregues pela SEPN e com faturamento igual ou superior a um salário mínimo.

Entre os contemplados com certificado nesta primeira etapa estão pequenos negócios individuais e coletivos nas áreas de corte e costura, salão de beleza e alimentação, entre outras.

Investimentos no programa

Investimentos contemplam famílias de todos os municípios (Foto: Arquivo Secom)

Há cinco anos, o governo do Estado fomenta o empreendedorismo com o programa de incentivo aos pequenos negócios. No Acre, mais de 22 mil famílias foram alcançadas com capacitações e kits individuais e coletivos, em mais de 30 frentes de trabalho.

Nesse sentido, mais de R$ 30 milhões já foram investidos, tanto em capacitações como em aquisição de equipamentos.

Vale destacar que, além do fortalecimento da microeconomia, os pequenos negócios também impulsionam o surgimento de novas associações e cooperativas, com a geração de trabalho e renda para até dezenas de famílias em empreendimentos coletivos.