Governo traça estratégias para aprimorar a política de manejo comunitário

A reunião apontou maneiras de aperfeiçoamento das licenças para manejo comunitário (Foto: Maria Meirelles)
A reunião apontou maneiras de aperfeiçoamento das licenças para manejo comunitário (Foto: Maria Meirelles)

Com intuito de traçar estratégias de aprimoramento da política de Plano de Manejo Comunitário, o secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema), Edegard de Deus e o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Pedro Longo, reuniram-se nesta quarta-feira, 14, com os representantes da Cooperativa dos Produtores Florestais Comunitários (Cooperfloresta).

Durante o encontro, foram discutidas maneiras de aperfeiçoamento das licenças ambientais para o manejo comunitário. A expectativa é que até o fim de abril os processos de licenciamento, protocolados e com documentação completa, sejam liberados.

“Daremos celeridade às licenças ambientais para que os cooperados possam aproveitar o período de seca. Deste modo, já agendamos outra reunião entre as áreas técnicas das cooperativas e Imac para discutirmos os protocolos de funcionamento e aperfeiçoamento das concessões de licenças”, explicou Pedro Longo.

De acordo com o titular da Sema, Edegard de Deus, no início da safra de 2015, em maio, os produtores florestais terão seus Planos de Manejo licenciados, para que possam alcançar maior rendimento. “Os comunitários são prioridade para que eles possam fazer o seu manejo de forma adequada, gerando renda e trabalho na floresta”, destacou.

Para o presidente da Cooperfloresta, Dionísio Barbosa, o encontrou rendeu bons resultados. “A reuniu teve um saldo muito positivo, nós criamos uma agenda de trabalho com o objetivo de facilitar o acesso dos produtores florestais às políticas de manejo comunitário do Estado”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter