Governo repassa 26 toneladas de grãos de feijão a produtores rurais

Produtores de onze municípios acreanos foram beneficiados

feijo_produtores_180408.jpg Os produtores rurais de onze municípios acreanos receberam quase 26 toneladas de grãos de feijão. O repasse foi feito pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agropecuária (Seap), às prefeituras e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de cada localidade. O processo de entrega começou na segunda-feira, 14, e deve ser encerrado na tarde desta sexta-feira, 18.

De acordo com a responsável pela área de planejamento da Seap, Francisco Gomes, os produtores terão que repassar ao Governo a mesma quantidade de grãos, para que em 2009 outros produtores possam receber o apoio para a produção de feijão.

Antes que os grãos fossem entregues aos produtores, a secretaria realizou testes de germinação para avaliar a qualidade dos grãos, que são provenientes da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), órgão ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, encarregada de gerir as políticas agrícolas e de abastecimento, visando assegurar o atendimento das necessidades básicas da sociedade, preservando e estimulando os mecanismos de mercado.

Foram beneficiados os produtores rurais de Rio Branco, Brasiléia, Epitaciolândia, Capixaba, Sena Madureira, Assis Brasil, Xapuri, Plácido de Castro, Acrelândia, Senador Guiomard e Porto Acre.

A meta para 2009 é de que sejam distribuídas cerca de 100 toneladas de sementes de milho, arroz e feijão para os produtores do Estado.

Viviane Teixeira
Agência de Notícias do Acre