Projeto Reca recebe Prêmio ODM Brasil 2007

projeto_reca_900_240408.jpgA Associação dos Pequenos Agrossilvicultores do Projeto Reca recebeu o Prêmio "Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Brasil 2007", pela apresentação da prática de um novo modo de viver e produzir na Amazônia. A premiação aconteceu no último dia 15, em Brasília, durante o encontro da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Participaram do evento o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, e a presidente da Enap, Helena Kerr.

Com mais de 360 produtores associados, o projeto Reca, criado há 19 anos, trabalha com quatro grupos agroflorestais: industrialização de polpa de frutas, extração de palmito, de óleos essenciais de cupuaçu e castanha, e sementes de pupunha. No ano passado, o projeto movimentou mais de R$ 3 milhões nos mercados interno e externo. A França é um dos países que mais importam os produtos, principalmente palmito. Outro ponto forte é a extração de óleos essenciais destinados à indústria cosmética nacional e internacional.

De acordo com um dos sócios fundadores do Reca, Sérgio Roberto Lopes, os principais objetivos do projeto estão baseados no fomento econômico, com respeito ao meio ambiente e organização social.

Prêmio ODM – O Prêmio ODM é uma iniciativa pioneira no mundo e foi proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura da I Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, em 2004. O Prêmio tem a finalidade de incentivar ações, programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Prêmio é coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Programa Nacional das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade.

Nesta segunda edição, o Prêmio recebeu 1.062 mil práticas inscritas que foram avaliadas por um comitê técnico de especialistas nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), com base nos seguintes critérios: contribuição para o alcance dos Objetivos; caráter inovador; possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares; perspectiva de continuidade ou replicabilidade; integração com outras políticas; participação da comunidade; existência de parcerias; e manutenção da qualidade nos serviços prestados.

Mais informações no endereço: http://www.odmbrasil.org.br/