Governo reinaugura escritório da Seaprof em Capixaba

Tião Viana esteve presente na reinauguração e reafirmou seu compromisso pelo desenvolvimento do setor rural do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Tião Viana esteve presente na reinauguração e reafirmou seu compromisso pelo desenvolvimento do setor rural do Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana se dirigiu na manhã desta sexta-feira, 13, a Capixaba (76 quilômetros de Rio Branco, na BR-317), onde reinaugurou o escritório da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof). Um espaço reformado dedicado aos servidores que prestam assistência técnica e aos produtores rurais, para que se sintam acolhidos e bem atendidos.

Foram investidos R$ 230 mil na readequação do espaço, pelo convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O mobiliário também é todo novo, oriundo do Polo Moveleiro de Rio Branco. O escritório da Seaprof atende cerca de 600 produtores rurais por mês, principalmente aqueles da agricultura familiar.

Tião Viana ressaltou que os investimentos na área produtiva de Capixaba nos últimos anos superaram qualquer gestão anterior. A cidade recebeu um silo graneleiro, hoje conta com dois caminhões e quatro tratores para auxiliar na produção, deve receber R$ 500 mil para o Programa de Aquisição de Alimentos este ano do governo federal e está com investimentos da Seaprof para o plantio de mudas de açaí e seringueira.

Além de dar mais condições aos técnicos da Seaprof, o escritório reformado ajudará nos mais de 600 atendimentos a produtores por mês (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Além de dar mais condições aos técnicos da Seaprof, o escritório reformado ajudará nos mais de 600 atendimentos a produtores por mês (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Capixaba tem que ser um modelo rural para o Acre. São investimentos que resultam em distribuição de renda e na diminuição da desigualdade social de quem mora no campo. E estamos aqui dando capacidade para que uma equipe técnica competente continue auxiliando essa população, criando um ambiente de prosperidade, porque se não houver trabalho a gente não vence”, disse o governador.

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Glenilson Figueiredo, conta que seis escritórios nos municípios estão sendo reformados. “Estamos nos esforçando para cada vez mais auxiliar o produtor na sua colheita, para que ele possa escoar sua produção, e com o novo escritório poderemos atender essa população com muito mais qualidade”, enfatizou.

O que disseram

“Em 1997, eu reabri o escritório da antiga Seater para os produtores rurais. E hoje quero agradecer ao governador Tião Viana porque é motivo de muito orgulho ter um prédio organizado, lindo e com uma grande equipe.” – Otávio Vareda, prefeito de Capixaba

“Capixaba tem 78% de sua população na zona rural. De 2011 para cá, com o trabalho do governador Tião Viana, implantamos um grande programa de fortalecimento das cadeias produtivas, e agora observamos o resultado desses esforços.” – Lourival Marques, deputado estadual

“Eu sempre fico impressionado com o que os produtores rurais do nosso estado têm alcançado. Que estejamos unidos com o governo, e contem com a Assembleia Legislativa nos projetos de desenvolvimento do Acre.” – Heitor Júnior, deputado estadual