Governo realiza seminário sobre Parque Estadual Chandless

Governador foi convidado a participar do seminário sobre o Parque que ocorre sexta-feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Governador foi convidado a participar do seminário sobre o Parque que ocorre sexta-feira (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), realiza um seminário especial sobre o Parque Estadual Chandless. O secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, a coordenadora de áreas protegidas, Cristina Lacerda, e o gestor do parque, Jesus Rodrigues, convidaram o governador Tião Viana a participar do evento, que ocorre nesta sexta-feira, 26, na Universidade Federal do Acre (Ufac), das 8 às 18 horas. As inscrições podem ser feitas no local e são gratuitas.

O Chandless completa dez anos de existência e seu principal legado tem sido os trabalhos acadêmicos de biologia realizados no local. Distribuído entre Manuel Urbano, Sena Madureira e Santa Rosa do Purus, o Parque Chandless detém uma das áreas mais ricas em biodiversidade, um patrimônio genético com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. O último registro chegou a 1.374 espécies animais, entre as quais e são mais de 400 de aves. São mais de 690 mil hectares de área protegida de maneira integral, o que equivale a 4% de todo o território acreano.

“É uma das áreas de maior biodiversidade do mundo. Com uma população de animais raros, alguns em extinção como a onça pintada, e outras que ainda nem são conhecidas. Só de aves foram catalogadas 10 novas espécies identificadas no Chandless”, conta o secretário Edgard de Deus. Ele também lembra que mesmo sendo uma Unidade de Conservação, sendo proibida qualquer forma de exploração, ainda moram 11 famílias no Parque, que possuem total atenção do governo do Estado.

IMG_1477.PNG

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter