Governo realiza seminário sobre agricultura de baixa emissão de carbono

Éllen explica que seminário de sensibilização é passo importante para a construção do Plano ABC no Acre (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Éllen explica que seminário de sensibilização é passo importante para a construção do Plano ABC no Acre (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), realiza nesta quinta-feira, 9, às 8 horas, no auditório da Biblioteca da Floresta, um seminário de sensibilização do Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono, conhecido como Plano ABC.

Lançado pelo governo federal, o plano tem por objetivo incentivar em todo o país a atividade agrícola respeitando o meio ambiente, diminuindo a emissão dos gases de efeito estufa e reduzindo o desmatamento e o uso do fogo.

“O diferencial da agricultura de baixa emissão de carbono é que é uma produção que respeita as questões ambientais. São alternativas que aumentam a produção, preservando os recursos naturais”, destaca Éllen Abud, engenheira agrônoma da Seaprof.

O Plano ABC chega ao Acre com cinco programas principais para complementar as ações já realizadas pelo governo do Estado na área produtiva. São ações na recuperação de pastagens degradadas, a integração da lavoura, da pecuária e da floresta, conhecida pela sigla ILPF, os Safis, que são os sistemas agroflorestais, o sistema de plantio direto e o programa de florestas plantadas.

São esperadas durante o evento cerca de 80 pessoas. São representantes dos governos estadual e federal e também de produtores rurais.  Outro fator importante do seminário é avaliação das experiências de sucesso já desenvolvidas no Estado que podem ser incorporadas pelo Plano ABC.

Éllen Abud explica quais os próximos passos após o seminário. “Após esse seminário de sensibilização, a gente vai realizar uma oficina para a efetiva construção do Plano ABC no Acre.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter