Governo realiza saneamento ambiental em Porto Walter

Há 743 quilômetros de distância da capital acreana, Porto Walter, município considerado de difícil acesso, está sendo contemplado com as obras do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser), conduzidas pelo Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) e pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan).

Além de Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão, na região do Juruá, também estão sendo beneficiados com o programa que investe cerca de R$ 100 milhões, na distribuição de água, coleta e tratamento do esgoto, pavimentação, drenagem, além da coleta e destinação correta do lixo.

Em Porto Walter o governo realiza 12,5 quilômetros de pavimentação das ruas, calçadas e extensão da rede de água. Além disso, 50 famílias em vulnerabilidade social são contempladas com módulos sanitários, que consiste na construção de banheiros e adequação junto à rede coletora de esgoto (RCE) que está sendo construída na cidade.

Ao todo, 50 famílias em menor vulnerabilidade social serão contempladas com o módulo sanitário (Foto: Cedida)

O diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães, destaca que toda a infraestrutura que chega aos municípios é precedida de diálogo com os moradores. “A rede coletora de esgoto a ser implantada também tem como complemento a construção de módulos sanitários para as famílias de baixíssima renda”, afirmou.

O bairro Portelinha foi o primeiro a receber os serviços completos de infraestrutura urbana. A moradora da região Maria Celina é deficiente visual e foi uma das contempladas com as obras. Ela revelou as dificuldades enfrentadas principalmente no período invernoso. “Eu sofria muito para ter acesso ao velho banheiro, por ser afastado da casa. O trapiche da tábua estragada já causou muitos acidentes, inclusive com fraturas”, informou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter