Pelo menos cinco mil pessoas de Xapuri serão beneficiadas com a regularização fundiária que está sendo realizada pelo governo do Estado. Agora todos podem sonhar com a possibilidade de melhorar sua vida, sua casa, seu comércio, e podem dizer de fato e de direito que aquele bem é seu. Quase 50% da população urbana da cidade está autorizada a receber os títulos definitivos – são cerca de 1.000 imóveis que agora estão dentro da legalidade.
Na noite da última quinta-feira, 28, a prefeitura de Xapuri reuniu a comunidade e os órgãos que atuaram no processo, que começou em 2009, para anunciar a benfeitoria. Na ocasião foram entregues alguns títulos definitivos para moradores mais antigos da cidade, concretizando assim o trabalho do governo.
O prefeito da cidade, Bira Vasconcelos, lembrou que em 2011 foram entregues títulos a 21 posseiros de área rural de Xapuri, com apoio da Secretaria do Patrimônio da União (SPU). Vasconcelos mostrou o mapa da cidade com a área regularizada e explicou os critérios que cada morador deve fazer para ter acesso ao seu título definitivo.
“O modelo da solicitação que deve ser preenchido já está disponível na Secretaria de Administração, na Rua 24 de Janeiro, para que seja iniciado o processo de regularização de seu imóvel. Nossa cidade está crescendo a cada dia, nossas lojas cresceram, geraram empregos, adquiriram carros, caminhões, caçambas e até tratores. Hoje temos quatro lojas grandes de materiais de construção que estão prontas para esse momento que estamos concretizando agora, entregando os títulos à população para cada um poder fazer seu financiamento”, afirmou o prefeito.
Ao encontro estiveram presentes o juiz da Comarca de Xapuri, Luiz Gustavo Pinto, a promotora de justiça Diana Soraia Pimentel, o representante do Iteracre, Francisco Costa, e o secretário de Habitação do Estado, Aurélio Cruz, que ressaltou a importância do processo de regularização fundiária.
“A regularização permite o acesso aos bancos para reforma e ampliação do imóvel, que é um patrimônio para as gerações futuras, além de gerar cidadania e desenvolvimento para a respectiva cidade.”
De acordo com o Iteracre, está prevista para este ano a emissão de 558 títulos definitivos para moradores do bairro Caladinho, na capital, e 54 no Seringal Itaúba, zona rural de Manoel Urbano. As cidades de Bujari, Brasileia, Assis Brasil e Jordão também terão grande parte da sua área regularizada até o fim de 2012.