Governo abre o Arraial Cultural nesta segunda-feira

Já está quase tudo pronto para a 14ª edição do Arraial Cultural (Foto: Val Fernandes/FEM)
Já está quase tudo pronto para a 14ª edição do Arraial Cultural (Foto: Val Fernandes/FEM)
Já está quase tudo pronto para a 14ª edição do Arraial Cultural (Foto: Val Fernandes/FEM)

Já está quase tudo pronto para a 14ª edição do Arraial Cultural (Foto: Val Fernandes/FEM)

A presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Francis Mary, inspecionou na tarde desta sexta-feira, 29, os últimos detalhes para o 14º Arraial Cultural promovido pelo governo do Estado, com o apoio da prefeitura de Rio Branco e a Liga de Quadrilhas Juninas do Acre. O evento começa nesta segunda-feira, 2, a partir das 18h30, e se estende até domingo, 8 de julho.

A abertura oficial do 14º Arraial Cultural terá a escolha da Rainha 2012, o Concurso de Quadrilhas e queima de fogos. O espaço da Amadeo Barbosa se transformará em um grande quintal de folguedos e tradições populares. Comidas típicas, brincadeiras juninas, bingos, concurso de quadrilhas, apresentações artísticas, entre muitas outras atrações, formam a programação do tradicional arraial com shows, comidas típicas, brincadeiras juninas, bingos, concurso de quadrilhas, apresentações artísticas e outras atrações.

Quadrilheiros na Arena dos Folguedos – O tradicional Concurso de Quadrilhas, coordenado pela Liga das Quadrilhas Juninas do Acre (Liguajac), promove a integração entre os municípios e a capital do Estado, trazendo apresentações de quadrilhas de Xapuri, Rodrigues Alves, Brasileia, Assis Brasil, Tarauacá, Feijó e Capixaba.

Segundo Francis Mary, essa integração entre a capital e os municípios a cada ano vem se fortalecendo. “Contar com a participação de quadrilhas dos municípios é muito importante, pois com isso valorizamos a diversidade cultural de cada cidade. O Arraial Cultural é um evento de todo o Estado, e para o governo do Acre é muito importante buscarmos essa integração reconhecendo a riqueza cultural de cada lugar”, declarou.

Na segunda-feira, quem inicia o concurso a partir das 20h15 são as quadrilhas Sensação Junina (Rio Branco), Matutos da Sibéria (Xapuri) e Unidos do Fuxico (Rio Branco). Elas se apresentam no palco Arena dos Folguedos, ao som da Banda Forró Pesado.

Forró Fulô na Floresta – Várias opções serão oferecidas ao público. No palco Saudades do Seringal, no Forró Fulô na Floresta, para quem gosta de ritmos juninos a oferta será rica e variada. A partir das 18h30, terá o show com o Grupo Raízes da Terra, além da participação especial dos sanfoneiros convidados: Neném do Acordeon, Francisco Edilson e Dona Marlete. Para completar o arrasta-pé tradicional quem encerra a programação é a Banda Impacto. Todos os dias a partir das 18h30, o cardápio cultural trará: correio do amor, prendas e adivinhações juninas, contação de histórias, visitas de avôs e avós, e os jogos e brincadeiras ao público Infantil.

Serão sete dias de evento de promoção às tradições juninas, que agrega ainda a valorização da culinária regional, artesanato e atrações diárias, como malabaristas e personagens caracterizados.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter