Professores de Tarauacá fazem curso de educação para o trânsito

Professores da rede pública de Tarauacá recebem capacitação em educação para o trânsito (Foto: Janice Dantas/Detran)

Professores da rede pública de Tarauacá recebem capacitação em educação para o trânsito (Foto: Janice Dantas/Detran)

Está sendo realizado nesta sexta, 29, no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup), o I Curso de Capacitação para Professores Multiplicadores de Educação para o Trânsito em Tarauacá. Ao todo, serão 40 educadores capacitados para trabalhar a temática em sala de aula e também difundir a educação preventiva.

“Motivos para educar para o trânsito”, “Causas e consequências da violência viária” e “Trânsito como tema transversal” são alguns dos tópicos trabalhados no curso. O objetivo é favorecer a reflexão sobre comportamentos seguros no trânsito e promover o respeito e a valorização da vida.

Para a coordenadora do Núcleo de Educação da Secretaria de Estado de Educação em Tarauacá, Francisca Aragão, esse é um momento único e necessário para os educadores. “A história mudou em Tarauacá com a abertura da estrada. Aumentou consideravelmente o fluxo de veículos que circulam aqui, então esse curso chegou no momento certo, para que nós,  educadores, sejamos multiplicadores das boas maneiras no trânsito”, disse. “As escolas de Tarauacá se comprometem com a educação para o trânsito. Por isso, peço aos professores que sejam ativos e participativos neste curso.”

O representante do 7º Batalhão da Polícia Militar, tenente Antônio Abreu, destacou que a educação e a prevenção são mais eficazes do que a repressão. “Coloco nosso batalhão à disposição para trabalharmos em parceria com as escolas, através de palestras”, disse.

“Essa capacitação é fruto de um treinamento realizado no início do mês, na capital, onde tivemos como palestrante a pedagoga Irene Rios, especialista no tema. O gerente da 2ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran), Valdir Nery, participou e quis trazer para Tarauacá. Ver que sementes já estão sendo plantadas é muito gratificante para nós”, relatou a chefe de divisão de educação de trânsito do Detran, Geny Polanco.

Para Sawana Carvalho, diretora-geral da autarquia,  por meio da educação será  possível reduzir o número de mortos e feridos em acidentes de trânsito e construir uma cultura de paz nos espaços públicos. “Isso porque a educação para o trânsito requer ações comprometidas com informações, mas, sobretudo, com valores ligados à ética e à cidadania.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter