Reflorestamento

Governo realiza plantio de mudas de açaí no Parque Estadual Chandless

Localizado no Acre, o Parque Estadual Chandless é o segundo maior da Região Norte. A Unidade de Conservação (UC) é gerida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que nesta semana realizou o plantio de 70 pés de açaí na entrada de acesso à sede.

As mudas foram plantadas na entrada de acesso do parque (Foto: Cedida)

As mudas foram produzidas no Viveiro da Floresta, em Rio Branco, e compõem as ações do Programa Estadual de Arborização da Sema. A proposta é de que outras espécies sejam cultivadas no local e possam gerar emprego e renda para as 11 famílias que residem no Chandless.

“Queremos construir um viveiro de sementes, para que a própria comunidade possa gerir. Nosso foco é o plantio de jacareúba, uma espécie de árvore apropriada para a construção de canoas, que é forte da produção local. Com isso, vamos gerar emprego e renda dentro da floresta”, explica o gestor da UC Jesus Rodrigues.

Ao mesmo tempo em que incentiva a produção florestal, a Sema realiza o reflorestamento de áreas abertas no Chandless antes de a área se tornar uma unidade de conservação.

Situado entre Sena Madureira, Manoel Urbano e Santa Rosa do Purus, o Chandless agrega cerca de 4% do território acreano e detém uma das áreas mais ricas em biodiversidade, um patrimônio genético com a presença de espécies endêmicas e ameaçadas de extinção.