Balanço!

Acre não registra mortes no trânsito durante o carnaval, aponta Detran

Dados da Coordenação de Engenharia e Estatística do Departamento Estadual do Acre (Detran/AC) revelam que durante o carnaval não houve acidentes com vítimas fatais em todo o estado. As ações de fiscalização foram realizadas em parcerias com diversos órgãos integrantes do Sistema de Segurança Pública (Sisp).

As operações de fiscalização de trânsito para o carnaval se iniciaram no dia 3 de fevereiro e se estenderam até a quarta-feira, 14. Na operação foram intensificadas as ações da Álcool Zero, realizadas pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran), com o principal objetivo de coibir a mistura de álcool e direção.

Segundo dados da autarquia, durante o carnaval deste ano foram registrados 16 acidentes de trânsito, todos sem vítimas fatais. Comparada ao mesmo período de 2017, quando houve 45 acidentes, a redução foi de 64%.

Para o comandante do BPTran, tenente-coronel Ezequiel Bino, os resultados positivos alcançados na prevenção de acidentes durante o carnaval 2018 trouxeram um sentimento de recompensa. “Estamos felizes por todo o empenho dos nossos policiais militares. Fizemos um grande esforço, reduzindo folgas, e atingimos os objetivos planejados: menos acidentes e ruas um trânsito mais humano e seguro.”

Os resultados da Operação Álcool Zero revelam que houve redução de ocorrências se comparadas com os números de 2017. “Mesmo com as chuvas, as equipes realizaram a mesma quantidade de operações, porém com menor abordagem de veículos”, afirma Bino.

Durante o carnaval houve uma redução de 64% no número de acidentes. (Foto: Ascom/Detran)

Resultados da Operação Álcool

Operações no carnaval em 2017 Operações no carnaval em 2018 Comparativo 2017/2018
Total de abordagens 311 223 -28,30
Autos por embriaguez 29 20 -31,03
Autos por não ser habilitado 15 2 -86,67
Teste bafômetro 284 195 -31,34
Veículos removidos

11

4 -63,64
CRLA recolhida 13 0 -100,00
CNH recolhida 1 1 0,00
Quantidade de operações 9 9 0,00

Educação de Trânsito

Durante as cinco noites de carnaval, os educadores abordaram mais de 14 mil pessoas (Foto: Ascom/Detran)

Com muita alegria e simpatia e paralelo ao trabalho de fiscalização de trânsito, a equipe de educação de trânsito do Detran/AC esteve presente durante o carnaval com o objetivo de sensibilizar os participantes da festa  para a adoção de comportamentos seguros em relação ao trânsito.

Durante as atividades, foram distribuídos materiais educativos: adesivos do super-herói da rodada, ventarolas e panfletos, além dos diálogos de conscientização que os educadores mantiveram com os cidadãos.

Segundo o diretor-geral do Detran/AC, Pedro Longo as atividades educativas foram realizadas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. “Durante as cinco noites de carnaval, os educadores abordaram mais de 14 mil pessoas, mostrando o comprometimento social do Detran/AC de em salvar vidas no trânsito.”