Governo realiza I Encontro da Mulher Negra em Sena Madureira

Encontro despertou a consciência sobre os direitos da mulher negra (Foto: Concita Cardoso/Secom)
Encontro despertou a consciência sobre os direitos da mulher negra (Foto: Concita Cardoso/Secom)

Como parte da programação da III Quinzena da Mulher Negra, que será realizada de 16 a 31 deste mês, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) promoveram nesta quinta-feira, 23, o I Encontro de Mulheres Negras de Sena Madureira.

A ação teve como objetivo evidenciar as políticas afirmativas voltadas à população negra que estão sendo desenvolvidas pelo governo do Estado, em parceria com várias instituições.

A gestora da SEPMulheres, Concita Maia, destacou a importância de se refletir sobre a questão do preconceito com as mulheres negras e comentou que “coisas bonitas começam com ações pequenas. A SEPMulheres tem o compromisso com todas as mulheres, principalmente com aquelas em processo de exclusão”, frisou.

Ela chamou a atenção também da importância de as mulheres se organizarem como movimento social com o intuito de acessarem, com mais facilidade, políticas públicas. “O empoderamento das mulheres negras, para que elas tenham voz e seus direitos garantidos, é apenas um desafio para grandes conquistas no futuro”, afirmou.

“Preconceito causa dor e sofrimento”

Mulheres negras se reúnem pela primeira vez para discutir preconceito racial (Foto: Concita Cardoso/Secom)
Mulheres negras se reúnem pela primeira vez para discutir preconceito racial (Foto: Concita Cardoso/Secom)

Emocionada, a representante das mulheres negras de Sena Madureira, Elisandra Moreira, falou do racismo e suas consequências.

“Toda e qualquer ação racista deve ser evitada, porque ela causa dor e sofrimento. Este momento é histórico, porque tem uma pauta que visa despertar a consciência negra a lutarmos pelos nossos direitos”, frisou.

Representando a Sejudh, Almerinda Cunha, palestrou sobre a promoção da igualdade racial. “As desigualdades raciais na sociedade brasileira têm graves consequências no âmbito da política e do acesso a bens e direitos. Temos procurado formas de superar o racismo, que atinge principalmente as pessoas que se declaram pretas ou pardas e somam 50,7% da população brasileira”, informou.

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da prefeitura de Sena Madureira, do Ministério Público, das secretarias de Estado de Educação e de Pequenos Negócios, entidades de classe e movimentos sociais prestigiaram o encontro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter