Governo realiza entrega de kits de medicamentos e insumos no Parque de Exposições, em Rio Branco

O abrigo montado no Parque de Exposições, em Rio Branco, está recebendo a maioria das pessoas retiradas das áreas alagadas. Por isso, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realizou nesta sexta-feira, 31, a entrega de dois kits de medicamentos e insumos na Unidade de Atendimento Médico, estruturada no local.

A relação de medicamento permite o atendimento das pessoas atingidas com agravos agudos e crônicos. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Cada kit, com 32 tipos de medicamentos, é suficiente para o atendimento de 1,5 mil pessoas por um mês. Participaram da ação o secretário de saúde, Pedro Pascoal, a secretária de saúde municipal, Sheila Andrade, e o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde (MS), Marcio Henrique de Oliveira Garcia.

“Uma ação integrada entre as três esferas, governo federal, governo do estado e a prefeitura em compromisso com a população. Então, a ideia é garantir assistência às vítimas durante e pós a enchente, através da Atenção Básica”, pontuou o secretário, Pedro Pascoal.

A ação foi integrada entre Ministério da Saúde (MS), Sesacre e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

A secretária municipal, Sheila Andrade, explicou que os insumos atenderão não só as pessoas alojadas no abrigo, mas a toda população atingida. “É para atender todas essas pessoas que estão desabrigadas e que estão precisando desse suporte. Agradeço ao Ministério da Saúde e ao governo do Estado pela parceria”, disse.

Kits de medicamentos e insumos

Na última quinta-feira, 30, o Estado recebeu seis kits de medicamentos e insumos trazidos pelo Ministério da Saúde (MS). Cerca de nove mil acreanos, atingidos pelas enchentes, serão beneficiados.

Os insumos incluem, por exemplo, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras e seringas, além de hipoclorito de sódio (solução 2,5%), que pode ser usado para tratar a água para consumo humano. A relação de medicamento permite o atendimento das pessoas atingidas com agravos agudos e crônicos.

Cada kit, com 32 tipos de medicamentos, é suficientes para o atendimento de 1,5 mil pessoas por um mês. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

Os kits contam, também, com medicamentos da atenção básica, antibióticos e anti-inflamatórios que podem ser utilizados nas situações secundárias acarretadas pelo alagamento, como doenças respiratórias ou doenças transmitidas por vetores.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter