Saúde orienta municípios sobre construção de plano de ação diante do cenário de risco de enchentes no Juruá

Na manhã desta sexta-feira, 31, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), realizou encontro para orientar os municípios da regional do Juruá, Tarauacá e Envira sobre a importância da criação do plano de ação, diante do cenário de risco de cheia dos mananciais da região.

Em caso de cheia, população do Juruá será assistida com serviços de Saúde. Foto: Marcos Santos/Secom

A reunião virtual se iniciou com a apresentação do Plano de Contingência da Saúde para a regional. O instrumento, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), é importante ferramenta de planejamento das ações de Saúde para assistir à população numa possível grande cheia.

Ação preventiva diante do cenário de risco de enchentes na região. Foto: Marcos Santos/Secom

Conhecer o instrumento do Estado auxilia os municípios na elaboração de um plano de ação que reduza os impactos oriundos de grande enchente. A Sesacre orienta que a construção seja feita de forma imediata.

“O nível dos rios da região apresentam relativa tranquilidade. Desde janeiro, realizamos diariamente o monitoramento dos mananciais, onde observamos momentos de ligeira elevação. Por isso, não podemos excluir a possibilidade de grande enchente na região. Esse cenário nos conduziu a esse diálogo, onde colocamos o governo à disposição”, informa Milena Lopes da Silva, responsável pelo Cievs Regional Fronteira Cruzeiro do Sul.

Os gestores da Saúde de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo também receberam alerta para o aumento de casos das arboviroses na região, e recomendações de fortalecimento da vigilância, manejo clínico e vigilância laboratorial das doenças.

Diani Carvalho: “Nosso governo segue empenhado em cuidar da vida dos acreanos”. Foto: Marcos Santos/Secom

“Estamos focados em assegurar a presença efetiva do Estado em caso de enchentes. Uma das medidas é a união de forças, para que tenhamos ferramentas de apoio às famílias. O nosso governo coloca em primeiro plano as pessoas e segue empenhado em cuidar da vida dos acreanos”, pontou Diani Carvalho, coordenadora regional de Saúde.

Plano de Contingência da Saúde para a regional do Juruá, Tarauacá e Envira

Aprovado nesta segunda-feira, 27, o plano de Contingência para Emergência de Saúde Pública para a regional do Juruá, Tarauacá e Envira define ações voltadas à prevenção, preparação, resposta e reabilitação, em caso de enchentes, inundações e alagamentos. Além disso, atua para prevenir e reduzir danos, agravos e doenças relacionadas ao período.

Conquista do Estado: Regional do Juruá, Tarauacá e Envira tem Plano para Emergência em Saúde Pública para o caso de grandes cheias Foto: cedida

Entre as medidas, o plano prevê a identificação de áreas prioritárias a receberem intervenção, o encontro com membros da Saúde para coordenar as ações, além de buscar fortalecer a notificação e divulgação dos agravos ocasionados pelo período de cheia.

Rio Juruá atinge 11,65 metros e fica abaixo da cota de alerta

Dados da Defesa Civil municipal, divulgados na manhã desta sexta-feira, 31, apontam que o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, atingiu 11,65 metros, ficando abaixo da cota de alerta, que é de 11,80 metros.

Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, está abaixo da cota de alerta. Foto: Diego Silva/Secom

Com 13 metros, o manancial atinge a cota de transbordamento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter