O governo do Acre está prestando assistência aos povos indígenas atingidos pela cheia do Rio Envira, na Terra Indígena Katukina/Kaxinawá (povos Shanenawa e Huni-kuin), em Feijó. Foram liberadas 500 cestas básicas, 200 litros de gasolina e também a mesma quantidade de diesel.
O assessor de Assuntos Indígenas do governo do Estado, Zezinho Yube, informou que o número de famílias atingidas chega a 150, mas que elas permanecem na área e estão alojadas nas casas de outros indígenas que não foram atingidos com a cheia.
Para Zezinho, o primeiro passo é avaliar a extensão dos danos causados pela cheia e mapear a situação para que sejam tomadas as devidas providências. A cheia atingiu principalmente as plantações e roçados de banana, além de mandioca e mamão.
“A primeira iniciativa do governo é suprir as necessidades dos nossos irmãos indígenas com alimento, já que de onde tiram seu sustento, das suas plantações, a água levou tudo. Depois disso, por meio de projetos, serão doadas as sementes e mudas para recuperar a área”, explicou.