Governo participa de etapa municipal da Conferência de Igualdade Racial

Na manhã do dia, 18, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Política para as Mulheres (SEASDHM), em concordância com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, participou da etapa municipal da Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), em Cruzeiro do Sul.

Na etapa municipal da conferência, participantes debatem proposições e políticas públicas de igualdade racial. Foto: cedida

A 5ª edição do Conapir tem como tema O Enfrentamento ao Racismo e Outras Formas Correlatas de Discriminação Étnico-Racial e de Intolerância Religiosa, com o objetivo de promover respeito, proteção e conscientização dos direitos fundamentais da população afrodescendente, bem como a implementação de leis e políticas de promoção da igualdade racial nas esferas de governo, com a participação da sociedade civil organizada.

A titular da SEASDHM, Ana Paula Lima, valoriza o espaço democrático da conferência que une Estado, Município, Justiça e movimentos sociais: “Esse é um espaço de fomentação das políticas públicas e ações que irão contribuir na gestão do governo. Com a troca de conhecimentos e experiências, buscamos a união da sociedade, garantindo direitos humanos a todos”.

“Estamos à disposição para contribuir com as proposições que irão conduzir as gestões, tanto do Município, como do Estado”, ressalta Ana Paula Lima. Foto: cedida

O governo segue o plano estadual de igualdade racial, promove a capacitação dos conselheiros e utiliza o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) como forma de articular à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no país, conseguindo assim, ampliar a efetividade e o alcance das medidas.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, diz-se interessado em prestigiar a conferência entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima: “Fico feliz de ver uma conferência com essa temática tão importante com uma boa participação. Devemos nos empenhar em discutir e promover o tema em nossa sociedade”.

Prefeito Zequinha Lima: “Temos a chave para mudar nossa sociedade, com a implementação de leis que diminuam as desigualdades, e futuramente termos uma nação mais unida”. Foto: cedida

Edilamar Marques, presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Cruzeiro do Sul, afirma: “Fico feliz em realizar essa etapa, pela importância de conseguir levar vozes que pregam igualdade, não só na cor da pele, mas também promovendo igualdade para os indígenas e abordando a intolerância religiosa”.

Edilamar Marques: “Igualdade não só na cor da pele, mas também para indígenas e abordando a intolerância religiosa”. Foto: Carlos Alexandre/SEASDHM

Ao fim do evento, foram levantadas avaliações e proposições de políticas públicas transversais como instrumento de promoção de igualdade de oportunidades voltadas à igualdade racial e à intolerância religiosa. A etapa estadual da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial está prevista para os dias 14 e 15 de junho, e a etapa nacional no período de 8 a 12 de maio de 2023, em Brasília, de forma híbrida, presencial e virtual.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter