Governo oferece qualificação profissional para mulheres de baixa renda

Governo do Estado beneficia 27 mulheres com o curso de Cabeleireira (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)
Governo do Estado beneficia 27 mulheres com o curso de Cabeleireira (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

O ano mal começou e as 27 mulheres de baixa ou nenhuma renda, que estão sendo beneficiadas com o curso de Cabeleireira, já puseram a mão na massa, ou melhor, nos cabelos. Nesta segunda-feira, 6, as futuras cabeleireiras retornaram do recesso de fim de ano e passaram para a segunda etapa do curso: as aulas práticas.

A qualificação está sendo realizada na Escola Estadual Raimundo Hermínio de Melo, das 18h30 às 21h30, e faz parte das metas previstas no projeto “Inclusão Social e Autonomia das mulheres do Acre”, executado pelo governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres).

Ao todo, 100 mulheres, de Cruzeiro do Sul e Rio Branco, já foram beneficiados com os cursos de pintura predial e pedreira. O objetivo é desenvolver atividades de qualificação profissional produtiva e em gestão de pequenos negócios. O custo total do projeto é de 182 mil reais e só foi possível por meio do Convênio 080/2011 assinado entre o Estado e a Secretaria de Políticas paras as Mulheres da Presidência da República.

“Sempre cultivei o sonho de ter meu próprio salão”, diz Jéssica Pâmela Nascimento (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)
“Sempre cultivei o sonho de ter meu próprio salão”, diz Jéssica Pâmela Nascimento (Foto: Maria Meirelles/SEPMulheres)

A dona de casa, Jéssica Pâmela Nascimento, sempre quis atuar na área da beleza e diz já ter tentado outras vezes fazer o curso, mas não obteve sucesso. “Sempre gostei de mexer em cabelos e cultivei o sonho de ter um salão. Inúmeras vezes tentei fazer o curso, mas nunca consegui vaga. Hoje me sinto realizada, estou aperfeiçoando algumas habilidades que já possuo e aprendendo outras tantas”, ressaltou.

Para a instrutora Ana de Fátima Barbosa, esta é a oportunidade que elas sempre esperaram. “Pelo que vejo nas aulas, a qualificação profissional é um sonho para cada uma delas, uma vez que o curso de cabeleireira irá lhes proporcionar a independência financeira tão desejada. Em média, uma cabeleireira fatura R$ 3 mil por mês, e a partir de agora elas poderão ser protagonistas da sua história”, afirmou.

Além das aulas teóricas e práticas de cabeleireira, o grupo também participou das oficinas de Igualdade de Gênero, Empreendedorismo e Economia Solidária. As aulas se estendem até a primeira quinzena de fevereiro, quando a SEPMulheres realizará a entrega dos certificados profissionais das participantes.

“O governador Tião Viana está possibilitando a caminhada da autonomia econômica das mulheres do Acre, por meio de projetos como este que a SEPMulheres está desenvolvendo. É uma forma de rompermos com o ciclo da violência, bem como institucionalizar o ato da denúncia”, analisou a titular da SEPMulheres, Concita Maia.

Na próxima segunda-feira, 13, outros três grupos de mulheres serão beneficiadas com os cursos de corte costura e cabeleireira. As qualificações serão realizadas na Casa Rosa Mulher, que fica localizada em frente à antiga Rodoviária de Rio Branco, no Segundo Distrito da cidade. Desta vez, 75 vagas serão ofertadas, pelo governo do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter