Agência de Notícias saúda internautas no Dia do Leitor

A leitura deve ser incentivada desde cedo (Foto: Val Fernandes/Secom)

“A leitura engradece a alma”, disse o escritor francês Voltaire. Por isso, hoje, Dia do Leitor, a equipe da Agência de Notícias do Acre saúda os mais de 14 mil leitores diários do portal.

A Agência de Notícias, página oficial de notícias do governo do Estado, informa diariamente a população. O site foi recentemente reformulado, apresentando novo layout e opção de acesso na versão mobile.

Com os diversos meios e ferramentas para comunicar, a sociedade da informação está cada vez mais dinâmica. De acordo com a pedagoga Mirian Braga, a leitura beneficia o ser humano com a compreensão do que o cerca:  “Leitura traz cultura e é importante para o aprendizado, porque você adquire sabedoria, passa a refletir mais e se torna um cidadão melhor”.

“Ler” deriva do latim, tem o significado original relacionado a agricultura. Legere quer dizer: “colher, escolher, recolher”, como quando as pessoas selecionam e retiram os frutos das árvores. O sentido atual “obter informação pela percepção das letras” indica a capacidade de escolher e definir corretamente as palavras.

Já a origem do termo “leitor” remete à Roma Antiga, 300 a.C. O leitor era a pessoa que realizava as leituras dos papiros em praça pública. Prosopopeias, leis, tratados, votos, orações e epitáfios eram registrados nos rolos.  As palavras, dos diferentes temas, emendavam-se umas nas outras, o que só o leitor compreendia e, então, declarava para a população local.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter