Autoescolas recebem instruções sobre uso de simuladores

Regulamentação do uso de simulador servirá para segurança dos alunos de autoescola (Foto: Alexandro de Lima/Detran)
Regulamentação do uso de simulador servirá para segurança dos alunos de autoescola (Foto: Alexandro de Lima/Detran)

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) regulou, por meio de portaria, as regras de funcionamento dos simuladores de direção veicular para alunos de autoescolas. Em reunião realizada nesta terça-feira, 7, a direção do Detran apresentou os detalhes aos proprietários dos Centros de Formação dos Condutores (CFC).

A portaria vem regulamentar a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que torna obrigatório o uso de simuladores por todos os alunos inscritos a partir de 2014. “Estamos somente regulando para o Acre, a resolução do Conselho Nacional delibera sobre a as normas obrigatórias para que uma pessoal obtenha a Carteira Nacional de Habilitação”, explica o corregedor-geral do Detran Fábio Ferreira.

O encontro com os proprietários de autoescolas também serviu para ouvir as dificuldades e sugestões, para melhorar o atendimento aos alunos e agilizar o processo de habilitação. As regras de normatização da resolução vão desde quantidade, formato e espaço das aulas até o uso compartilhado dos simuladores.

“Estamos respeitando as novas regras, e já estabelecendo as regras para que as autoescolas de todo o estado saibam claramente como será o funcionamento e fiscalização do uso dos simuladores. Essa é mais uma forma de melhorar a educação dos condutores e consequentemente diminuirmos os acidentes”, comenta a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho.

Os simuladores de direção veicular devem ser instalados, por determinação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em todas as autoescolas do país até 31 de dezembro deste ano, e serão utilizados durante a formação dos candidatos à Carteira Nacional de Habilitação categoria “B”.