Governo leva oficina de elaboração de plano municipal de saúde ao Alto Acre

Com o objetivo de apoiar a elaboração do plano municipal de saúde em Xapuri, Brasileia, Assis Brasil e Epitaciolândia, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) promove durante toda a semana oficinas de planejamento em cada município.

A oficina de apoio à elaboração dos planos municipais de saúde vai contemplar as três regionais de saúde – Juruá, Baixo Acre e Alto Acre – até setembro. A primeira regional escolhida foi a do Alto Acre como projeto piloto, tendo em vista que são apenas quatro municípios.

De acordo com a gerente de planejamento da Sesacre, Ana Lídia Marinho, “o intuito da oficina é trabalhar junto com os municípios a elaboração dos planos municipais de saúde, sendo essa a ferramenta macro de planejamento para a saúde que determina ações para os quatro anos de gestão com base no relatório oriundo da Conferência Municipal de Saúde”.

Sobre a oficina, o servidor da Secretaria de Saúde de Brasileia Raimundo Monteiro de Melo fala da importância do plano. “Hoje entendemos a importância deste trabalho, uma vez que se trata de um instrumento importante para a gestão, já que o plano municipal é onde vão estar elencadas todas as ações que o município tem planejado para um quadriênio, nesse caso o período de 2018 a 2021”, explica o servidor.

Com duração de um dia em cada município, a oficina orienta as coordenações das secretarias municipais de saúde sobre a forma de elaborar o plano.

“Alguns municípios já estão com os planos prontos, mas estamos fazendo alguns ajustes que tecnicamente são necessários.  É de suma importância a presença do estado para garantir que os municípios tenham esse suporte na elaboração de uma ferramenta que reflita a realidade da população e que possa intervir nos problemas sanitários de cada localidade”, enfatiza Ana Lídia Marinho.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter