Governo leva oferta de crédito a produtores de projeto de assentamento

Produtores rurais do Ramal Novo Horizonte participam de reunião sobre crédito com a presença da Emater, Basa e Imac (Foto: Leônidas Badaró)
Produtores rurais do Ramal Novo Horizonte participam de reunião sobre crédito com a presença da Emater, do Basa e do Imac (Foto: Leônidas Badaró)

O governo do Acre continua realizando reuniões com produtores rurais em todo o estado, para explicar a oferta do crédito disponível à produção rural.

Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater) estiveram na tarde de quarta-feira, 14, no Projeto de Assentamento Pedro Peixoto, na comunidade Novo Horizonte, distante 66 quilômetros de Rio Branco.

Além de apresentar os caminhos que os produtores devem seguir para ter acesso ao crédito e colocar os escritórios da Emater/Seaprof à disposição para elaboração dos projetos, a reunião foi ampliada com a participação de um técnico do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) e do gerente-geral do Banco da Amazônia em Plácido de Castro.

A presença do Imac foi para tirar as dúvidas dos produtores em relação ao Cadastro Ambiental Rural (CAR), que todos os produtores precisam fazer até maio do ano que vem.

“Todos os imóveis rurais precisam ser cadastrados, sob pena de o proprietário não poder ter acesso a financiamentos, além de outras implicações”, afirma Ivan de Jesus, técnico do instituto.

Outra presença importante durante a reunião foi a do gerente do Banco da Amazônia, José Cordeiro, que explicou quais as exigências adotadas pela instituição financeira para liberar os recursos aos produtores familiares.

“Nós estamos sempre disponíveis para esclarecer as dúvidas dos produtores. Na região de Plácido de Castro e Acrelândia, temos cerca de R$ 8 milhões para empréstimo na área da produção rural, e são importantes esses esclarecimentos”, afirma.

Odicélia Ferreira, presidente de associação de produtores, elogia iniciativa do governo em reunir comunidade para falar de crédito (Foto: Leônidas Badaró)
Odicélia Ferreira, presidente de associação de produtores, elogia a iniciativa do governo de reunir comunidade para falar de crédito (Foto: Leônidas Badaró)

Reuniões aproximam produtores do governo

Os encontros sobre crédito que constantemente estão sendo realizados pela Emater aproximam ainda mais os produtores familiares do governo.

Presente à reunião, Odicélia Ferreira, presidente de uma associação de produtores que possui mais de 60 integrantes, elogiou a iniciativa e aproveitou para tirar todas as dúvidas em relação ao crédito. “Isso aqui é muito importante. Voltamos para nossa comunidade e repassamos as informações e orientações aos produtores que querem crédito”, disse.

A reunião na comunidade foi conduzida pelo engenheiro agrônomo da Emater Sebastião Jaccoud. “Este tipo de encontro é importante, porque o crédito é uma ferramenta para que os produtores consigam desenvolver sua propriedade. Nosso trabalho é dar as condições para que eles tenham acesso a esses recursos”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter