O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sejudh), realizou na última quarta-feira, 24, no município de Porto Acre, uma capacitação de Agentes de Cidadania e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social, em especial aquelas que sofreram algum tipo de violência.
As ações foram desenvolvidas pelo Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), que atua como mecanismo de defesa, promoção e acesso à justiça e estimula o debate sobre cidadania, influenciando positivamente na conquista dos direitos individuais e coletivos.
Durante a ação, foram feitos atendimentos à população e capacitação para 26 Agentes de Cidadania, que aprenderam a temática de direitos humanos nas suas especificidades e toda a política da Sejudh, imigrante refugiado, pessoas com deficiência, idoso e criança e adolescente, entre outras diretrizes.
“Neste projeto, contamos com advogado, assistente social e psicólogo, que fazem o atendimento ao público e capacitam os Agentes de Cidadania, que aprenderam na prática como é feito o acolhimento e encaminhamento dessas pessoas que procuraram por atendimento”, explicou a coordenadora do CRDH, Maria da Luz.
Como funciona o CRDH
O CRDH tem como missão trabalhar pela interrupção do ciclo de violência que ocorre todos os dias no estado, mas principalmente a promoção de uma sociedade mais justa e democrática, consciente de que é possuidora de direitos, mas também de responsabilidades com todos os seus membros.