Governo lançou o Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no AC

Empresários, representantes de instituições e gestores do setor participaram do lançamento (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Empresários, representantes de instituições e gestores do setor participaram do lançamento (Foto: Edna Medeiros/Secom)

O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo Sustentável no Acre foi lançado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Lazer (Setul), na quinta-feira, 30, às 15 horas, na Biblioteca da Floresta.

O evento contou com a participação da vice-governadora Nazaré Araújo, empresários, representantes de instituições, e gestores do setor.

A secretária de Turismo, Rachel Moreira apresentou um esboço da construção do Plano, que é fruto de um processo participativo que inclui as prefeituras municipais, entidades empresariais, lideranças comunitárias, gestores da Setul, instituições de ensino e equipe de consultoria responsável pela formatação do documento.

“O Plano é um norteador das politicas públicas para o setor no Acre e um instrumento quer garantirá a evolução do turismo, elevando o seu papel como gerador de riquezas, emprego e divisas no estado”, comentou a secretária.

O documento foi concebido a partir de três etapas: Diagnóstico Estratégico Situacional, Planejamento Estratégico e Planejamento Operacional, que envolveram reuniões com setores, entrevistas, trabalham de campo, oficinas participativas, encontros com equipe técnica contratada e diretiva da Setul entre outras ações. A gestão e implementação do Plano se situam no período de 2014 a 2020.

 

Nazaré Araújo diz que o Plano apontará um norte na construção de políticas para o setor nos próximos dez anos (Foto: Edna Medeiros/Secom)
Nazaré Araújo diz que o Plano apontará um norte na construção de políticas para o setor nos próximos dez anos (Foto: Edna Medeiros/Secom)

Para Nazaré Araújo, o Plano apontará um norte na construção de políticas para o setor nos próximos dez anos: “Para onde iremos, quais são as nossas parcerias, as fontes que devemos buscar, para consolidar esse setor tão importante que reúne comércio, lazer, gastronomia, cultura e economia. O plano faz parte de tudo que o nosso governador pretende com a visualização do Acre, unindo desenvolvimento econômico sustentável, sócio ambiental com a potencialização da industrialização, do comércio e truísmo gerando empregos para as comunidades”, disse a vice-governadora.

O empresário José Moraes, presidente do Conselho Estadual de Turismo, ressaltou que o Plano representa um amadurecimento profissional do setor.

“O Plano é o nosso foco, uma linha para caminhar. Não justifica mais as instituições ligadas ao setor ter politicas separadas para o turismo. Existe um macro de ações dentro de um documento debatido e construído por várias instâncias. Então, qualquer ação que se queira executar daqui pra frente tem que ser direcionado para o plano”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter