Estado avança na liberação de crédito para produtores atingidos por cheia

As ações são voltadas aos produtores rurais que tiveram perdas durante a enchente (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
As ações são voltadas aos produtores rurais que tiveram perdas durante a enchente (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu na Casa Civil, nesta quinta-feira, 30, com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Superintendência Estadual do Patrimônio da União no Acre (SPU), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seap), Banco da Amazônia e Brasil.

O encontro foi para avançar no plano de ações e encaminhamentos para a elaboração de projetos a serem encaminhados às instituições financeiras, visando à liberação de crédito aos produtores rurais que tiveram perdas durante a enchente.

Entre os encaminhamentos, o secretário da Seaprof, Glenilson Figueiredo, sinalizou a celeridade dos procedimentos. “Estamos trabalhando num ritmo intenso, contínuo para agilizar os procedimentos necessários, no sentido da captação de recurso e execução de projetos para os produtores”, reforçou.

O governo garante que procederá com os diálogos a fim de efetivar todas as demandas em favor dos produtores rurais.

Incra e instituições financeiras

O superintendente do Incra no Acre, Reginaldo Pereira, destacou que está intervindo junto ao Incra Nacional e o Ministério da Reforma Agrária para encontrar um fundo de recurso pra empregar dentro do projeto de assentamento destinado aos produtores. “Além da perda da safra, da plantação, há também a perda na área de infraestrutura”, acrescentou Pereira.

Segundo ele, essas são as medidas emergenciais, mas o Incra debate outras possibilidades para dar o apoio necessário, a fim de que os produtores possam se recuperar no mais curto espaço de tempo possível.
Os bancos prosseguem com a disponibilização de créditos específicos dando prioridade no atendimento aos produtores atingidos, conforme cronograma estabelecido.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter