Governo inicia transferência de imigrantes para novo abrigo

Chegada das primeiras mulheres no novo abrigo (Foto: Assessoria Sejudh)
Chegada das primeiras mulheres ao novo abrigo (Foto: Assessoria Sejudh)

Na manhã desta segunda-feira, 2, o governo do Acre, por meio das secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e de Assistência Social (Seds), iniciou a transferência dos 144 imigrantes que estavam no Parque de Exposições para o novo abrigo, localizado na estrada Irineu Serra, quilômetro 1, bairro Tancredo Neves.

A equipe da Sejudh organizou a saída dos imigrantes, iniciando o deslocamento em ônibus, levando, primeiramente, as mulheres e os adolescentes. Logo que chegaram ao novo abrigo, foram recepcionados por servidores da Seds, que informaram como as mulheres seriam distribuídas nos quartos.

“Com o novo abrigo ganhamos mais espaço para poder hospedar os imigrantes. Teremos quartos exclusivos para mulheres e os adolescentes desacompanhados. Teremos também espaços reservados só para haitianos e outro para os senegaleses. Isso já facilita a organização e o convívio”, ressaltou Claudia De Paoli, coordenadora da Seds.

Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, os ônibus continuarão levando os imigrantes diariamente para os destinos escolhidos. O abrigo deve ser um local de passagem. Eles poderão ficar no local por no máximo 15 dias.

Os órgãos parceiros, como o Ministério do Trabalho, a Receita Federal e a Polícia Federal, também terão local reservado para oferecer os serviços de documentação e legalização dos imigrantes. O novo espaço conta com área de lazer e esportes, que será utilizada para atividades recreativas.