Governo inicia Programa de Aquisição de Alimentos em Rio Branco

Só em Rio Branco, são 638 produtores e 81 entidades beneficiadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Só em Rio Branco, são 638 produtores e 84 entidades beneficiadas (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Acre iniciou na manhã desta terça-feira, 12, na capital, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) para 2016. O governador Tião Viana esteve na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa) e pôde ver de perto a produção agrícola de 638 produtores familiares que irão atender 84 entidades sem fins lucrativos. Só na capital, o programa vai movimentar quase R$ 2 milhões.

Criado pelo governo federal, o PAA possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição.

“Os trabalhadores que vivem da agricultura familiar encontram aqui uma oportunidade de renda mensal regular por uma relação do poder público que beneficia instituições como hospitais, escolas e entidades. É um avanço que foi constituído ao longo desses últimos anos e que tem ajudado muito a agricultura familiar do Acre”, conta Tião Viana.

Um benefício de duas vias

Claudenice se orgulha de fazer parte do programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Claudenice se orgulha de fazer parte do programa (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Entre os produtores presentes na Ceasa, Claudenice Liberato se destaca. Vinda de um polo assentado pela Prefeitura de Rio Branco chamado Geraldo Fleming, ela se orgulha de fazer parte do programa.

“Temos 60 famílias assentadas e todas trabalham com hortifrútis, granja ou piscicultura e entrega a produção pro PAA. Temos essa produção pronta pra ser escoada, aí vem o governo e compra”, conta.

Já na outra ponta, Maria Júlia de Oliveira, coordenadora da Creche Coração de Jesus recebe os alimentos e agradece por um programa que garante a segurança alimentar.

“Servimos quatro refeições por dia e atendemos 230 crianças. Para muitos que dizem que o Acre não produz nada, está aí a realidade de a gente poder receber alimentos para uma merenda natural nas creches e poder servir para as crianças. Faz a diferença”, relata.

Maria Júlia, coordenadora da Creche Coração de Jesus, agradece por um programa que garante a segurança alimentar (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Maria Júlia, coordenadora da Creche Coração de Jesus, agradece por um programa que garante a segurança alimentar (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Em todo o Acre

Apenas cinco estados do país foram autorizados pelo governo federal a iniciar o programa este ano. A previsão é que o PAA inicie em todos os municípios do Acre até o dia 23 de agosto, totalizando um investimento que pode chegar a 4,7 milhões de reais.

O secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), Lourival Marques, ressalta: “Conseguimos esse feito primeiro pela capacidade de organização das nossas equipes em campo, trabalhando com seriedade, cadastrando entidades, produtores rurais e prestando contas. Ao todo serão 1.800 famílias beneficiadas este ano”.