Governo implementa rede de abastecimento para o Loteamento Garrincha

Cada estiagem apresenta grandes desafios, principalmente quando se trata de acesso à água potável. Quem mora em localidades abastecidas por poços domiciliares ou pequenos açudes, convivem neste período, com a seca desses reservatórios.

Como exemplo, podemos citar a comunidade de 35 famílias do Loteamento Garrincha, localizado às margens da estrada do Ramal da Castanheira, Vila do V, cidade de Porto Acre. O local tem formação recente, cerca de 10 anos de ocupação de moradores.

“Quando o verão chega, nós já ficamos apreensivos por que seca tudo, poço, cacimba… Ficamos numa dificuldade danada. Temos que cortar a vegetação que fica ao nosso redor, e andar com baldes na mão para pegar um pouco de água que ainda existe numa vertente”, relata Francisca Santana.

Iniciada a distribuição de água para o Loteamento Garrincha (Foto: André Araújo)

No intuito de auxiliar essa comunidade, o Departamento Estadual de Pavimentação (Depasa) em parceria com a Defesa Civil Estadual, utilizou um caminhão-pipa para atender as demandas emergenciais.

O serviço foi executado com êxito, as chuvas começam a recuperar o nível dos reservatórios, porém a problemática da seca voltaria no próximo. Neste sentido, o governo do Acre implementou no último fim de semana, a rede de distribuição de água tratada para a comunidade.

Cerca de 1300 metros de tubulações foram conectadas ao sistema de abastecimento, num período de 10 dias, onde o teste definitivo para o funcionamento da rede foi feito no sábado, 9, num ato de celebração que contou com a presença de lideranças comunitárias e gestores da autarquia.

Cerca de 1300 metros de tubulações foram conectadas ao sistema de abastecimento da Vila do V (Foto: Cedida)

“Uma comunidade que vinha sonhando poder ter acesso a água. O esforço da nossa equipe propiciou este direito fundamental. Felizes estamos todos nós, com a conquista”, enfatizou o diretor do Depasa, Edvaldo Magalhães.

O semblante de felicidade estava nítido nos rostos, tanto no da dona Francisca, que relatou anteriormente como era à antiga realidade, como estava estampado na face do Cleudo Alves, que tem novas expectativas de viver na localidade.

“Fomos agraciados com uma melhoria que muda a nossa rotina. Ter água em casa vai trazer comodidades para cuidar das nossas coisas, do nosso lar, que se valoriza com a chegada deste benefício. Agradeço enormemente a equipe do governo”, disse Alves.

Gestores e moradores celebram o início da distribuição de água no Loteamento Garrincha (Foto: André Araújo)

O médico Eduardo Farias, que também é vereador na capital, destacou que cada investimento em novas redes de distribuição de água influência diretamente na qualidade de vida e na saúde da comunidade.

Os deputados estaduais Daniel Zen, Ney Amorim e o Senador Jorge Viana foram acompanhar o serviço do Depasa e destacaram o comprometimento do governador Tião Viana com a cidade de Porto Acre que investe mais de 5 R$ milhões do novo reservatório e da Estação de Tratamento de Água da Vila do V, além de uma nova central de captação e distribuição em Porto Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter