Governo implantará comitê de enfrentamento e combate ao tráfico humano

Governador garantiu a implantação do comitê e a elaboração de um plano de gestão (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governador garantiu a implantação do comitê e a elaboração de um plano de gestão (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Tião Viana se reuniu nesta quinta-feira, 19, com o padre Massimo, coordenador da Campanha da Fraternidade lançada nesta quarta-feira, 18, pela Igreja Católica, e que tem por tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade”.

O encontro foi para apresentar ao governo os relatórios levantados em 2014 a fim de buscar apoio para implantar um comitê para a efetivação da ação social. O governador garantiu a elaboração de um plano voltado para o enfrentamento ao tráfico de pessoas, assim como a implantação do comitê para a consolidação do trabalho social.

Os relatórios para o enfrentamento foram levantados em parceria com os órgãos do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Os relatórios para o enfrentamento foram levantados em parceria com os órgãos do governo (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Segundo o padre Massimo, os relatórios foram levantados em parceria com o governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), Secretaria de Turismo e Lazer (Setul) e Secretaria Estadual de Educação (SEE).

As problemáticas constantes no relatório abrangem diversos aspectos – desde o trabalho escravo ao sequestro de pessoas para fins sexuais. A implantação do comitê irá consolidar os principais objetivos da Campanha da Fraternidade.

“Nosso objetivo é levantar uma problemática existente, e com o apoio do poder público estadual será possível promover ações voltadas ao cuidado, atenção e reinserções social das pessoas exploradas pelo tráfico humano”, reiterou o religioso.

O governador Tião Viana afirmou que combater o tráfico de pessoas é uma tarefa difícil, por se tratar de um crime muitas vezes silencioso. O “governo do Estado pode atuar até um determinado ponto em se tratando de uma área de fronteira, mas o trabalho integrado, a união de esforços podem gerar resultados positivos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para colaborar com o trabalho e combater esse crime”, comenta Tião Viana.

Campanha da Fraternidade 2015

A Campanha da Fraternidade de 2015 se dá durante a quarentena que antecede a Páscoa. O objetivo é unir a instituição religiosa a organizações diversas, sociedade e governo, em prol da efetivação de ações sociais.