Lágrimas nos olhos e coração repleto de alívio externam o sentimento de felicidade da mãe da pequena Maria Alice Cavalcante, de 6 anos, que tem diabetes, durante a entrega do novo e estruturado prédio do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie) da Secretaria de Estado de Saúde, ocorrida na manhã desta terça-feira, 8. O prédio fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, nº 595, no centro de Rio Branco, planejado detalhadamente para acolher as famílias.
“Fiquei muito feliz em conhecer o local e me emocionei, porque sei que, se ela precisar, aqui ela vai ter todo o suporte. Ver aquela sala cheia de equipamentos me deixou segura. E as pessoas que nos receberam te acolhem sorrindo, orientando; isso é muito especial, pois já chegamos aqui fragilizadas”, conta, emocionada, Michele Ferreira.
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem priorizando a imunização desde muito antes da pandemia de covid-19, modernizando as estruturas regionais e centrais, investindo em reformas, ampliação e recursos humanos, destacou a titular da pasta, Paula Mariano.
“É uma alegria muito grande, diante da realidade que vivemos atualmente, finalizar essa entrega, trazendo melhorias para a nossa população; as pessoas já irão saber onde procurar. E isso é muito importante, principalmente sendo localizado em área central”, pontuou Paula Mariano.
O recurso para a estruturação do centro foi oriundo de portaria federal, no valor de R$1,3 milhão, com incentivo financeiro de R$1 milhão aos Cries. Ainda, para a aquisição de materiais e insumos, a entidade recebeu recurso próprio do Estado.
O evento contou com a presença da coordenadora nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Samara Furtado, que classificou o Acre como “menina dos olhos” da pasta: “Temos muitos projetos para ajudar e financiar muitas atividades. O PNI é o maior programa de imunização do mundo”.
Responsável técnica da Rede de Frio, Patrícia Freire destacou o trabalho desempenhado durante dez anos: “Anos de trabalho que a gente vem puramente buscando essa conquista de ter hoje disponibilizada, em nível central, toda essa estrutura. Queremos parabenizar essa gestão que marca antes e depois”.
Olhar sensível para a saúde
Durante o discurso, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização no Acre, Renata Quiles, enfatizou o olhar preocupado da gestão em fortalecer o Sistema Público de Saúde: “Precisamos de pessoas que entendam a importância da imunização. E não são só as pessoas sadias precisam ser imunizadas. O Crie tem um objetivo, tem um foco, que são aquelas pessoas que estão pedindo socorro”.
A instituição atende de forma personalizada o público que necessita de imunobiológicos especiais, de alta tecnologia e de alto custo, que são adquiridos pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), funcionando diariamente para os serviços de rotina e em tempo integral para os casos de urgências, com equipe composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e apoio administrativo.
O espaço do Centro Estadual de Vacinação é destinado a todas as idades, e a pessoas de todo o estado, visando ampliar a oferta de vacinas de rotina na semana, fins de semana e feriados.
Localidade ou pessoas beneficiadas
Centro de Vacinação: atende crianças, adultos, gestantes e trabalhadores da Saúde com vacinas de rotina do calendário básico de vacinação.
O Crie disponibiliza imunobiológicos especiais de alta tecnologia como vacinas e imunoglobulina para pacientes nas seguintes condições:
- Pessoas vivendo com HIV/aids;
- Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas;
- Convívio domiciliar contínuo com pessoas portadoras de vírus da hepatite B – VHB;
- Doadores de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea);
- Imunodeficiência congênita ou adquirida;
- Diabetes mellitus;
- Doadores de sangue;
- Doenças autoimunes;
- Fibrose cística (mucoviscidose);
- Portadores de hepatopatias crônicas e hepatite C;
- Portadores de doenças renais crônicas/diálise/hemodiálise/síndrome nefrótica;
- Transplantados de órgãos sólidos ou de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea); vítimas de violência sexual;
- Vítimas de acidentes com material biológico positivo suspeito de infecção por VHB;
- Comunicantes sexuais de portadores de VHB;
- Prevenção da infecção perinatal pelo vírus da hepatite B;
- Imunodeprimidos após exposição de risco, mesmo que previamente vacinados.
Pontos positivos
O Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais foi implantado no Acre em dezembro de 2000, sem sede própria e espaço físico adequado, funcionando, até então, em regime de empréstimo de salas em outros setores, e mudando de endereço inúmeras vezes.
Com a sede estabelecida em nova instalação, melhor estruturada, será possível proporcionar aos pacientes da unidade um atendimento de qualidade, ampliando a demanda de atendimentos, principalmente para os pacientes que precisam receber vacinação assistida em acompanhamento médico, e em casos graves poderá ser realizado atendimento de urgência e emergência, permanecendo em observação e monitoramento com equipamentos multiparâmetros, ofertando mais segurança aos pacientes.