São 92 ônibus para atender todo o Estado, distribuído para 13 municípios. Xapuri recebeu seis ônibus, Epitaciolândia, sete e Brasileia, oito. Os municípios que não foram contemplados já receberam veículos através de convênios com as prefeituras. A nova frota de ônibus escolares é fruto de um convênio no valor de R$ 21 milhões entre o governo do Estado e o Ministério da Educação, através do Programa Caminho da Escola.
“Não há sonho que não tenha escola no meio. Você pode sonhar em ser qualquer coisa, mas precisa passar pelo banco da escola antes. A educação é o farol do mundo. Se a gente não tiver oportunidade na escola, não consegue realizar os sonhos. A educação já avançou muito e temos que avançar muito mais. A presidente Dilma nos olhou com muito carinho ao disponibilizar estes 92 ônibus, num investimento de mais de R$ 20 milhões”, disse o governador Tião Viana.
Entre a frota de 92 ônibus que foram adquiridos para o estado, 30 veículos com tração nas quatro rodas, dois adaptados para cadeirantes. “Nós sabemos quais as dificuldades que acontecem no transporte escolar e sempre nos esforçamos para fazer o melhor, mas nem sempre havia bons veículos disponíveis. Os veículos vão atender todas as rotas e poderemos trafegar com conforto, segurança, comodidade, e o que nós pedimos é que tenham cuidado ao atravessar as ruas, os ramais. Além de motorista tem a figura do cuidador, que vai auxiliar o embarque e desembarque das crianças”, explicou o secretário de Educação, Daniel Zen.
“Estamos aqui hoje para dar mais um passo no fortalecimento da educação, que é a base para o crescimento do estado. Essas crianças serão transportadas com muito mais segurança e conforto e isso é um estímulo para que elas se empenhem mais nos estudos, elas estarão muito mais dispostas a estudar”, disse o senador Aníbal Diniz. O senador lembrou que a educação no Acre saiu da 27ª posição no ranking nacional e hoje disputa os primeiros lugares entre os estados brasileiros.
Ex-seringueiro comemora transporte escolar
Seu Raimundo Souza dos Santos é mais conhecido como Mundinho. Ex-seringueiro, chegou ao Acre em 1951 vindo do interior do Ceará num Vapor. “Hoje eu sei assinar meu nome. Eu cortava seringa dentro dos seringais e meu pai era subordinado aos patrões, que emprestavam dinheiro pros seringueiros e nos tornavam escravos. Enfrentei todo esse sofrimento sabendo que a gente não nasceu pra sofrer. Hoje eu vejo essa frota de ônibus. Disponível pra quem? Pra esses alunos que são o futuro do nosso país”, conta Mundinho.
O ex-seringueiro, hoje com 68 anos, disse que só conseguiu concluir o ensino médio há três anos. “Nunca é tarde para estudar. Estou aqui em nome dos pais para parabenizar os estudantes e agradecer ao governo. Nós não nascemos para viver na pobreza. Nós lutamos. Eu lutei junto com o Chico Mendes. É do trabalho que sustenta essa nação. Os estudantes são o futuro. São o amanhã. Não percam essa oportunidade, usem esses transportes”, disse.
Deputados apoiam ação do governo
“Entregar ônibus para a escola é um ato que acontece quando o governador tem respeito pela população e compromisso com a educação. A educação é a base de tudo. Eu andava 15 quilômetros para ir até a escola e 15 para voltar pra casa. Ver esse avanço é como ter um sonho realizado”, deputada Marileide Serafim.
“Um dos ganhos mais importantes com a entrega desses veículos é a questão da segurança das nossas crianças, algo que os ônibus, que têm um motorista e um cuidador preparados para atender este público”, deputado Manoel Morais.
“É uma grande conquista para a educação e os índices do IDH, que melhoram de forma significativa no estado, por exemplo, são um reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido na Educação”, deputado Astério Moreira, líder do governo na Aleac.
“Ter veículos traçados para buscar as crianças nos ramais é uma das grandes conquistas desse programa. Isso é a garantia de que os estudantes da zona rural não ficarão sem transporte escolar”, deputado Geraldo Pereira.
“A educação é a base da nossa sociedade, e só a partir dela poderemos alcançar desenvolvimento econômico e social para a construção de uma sociedade mais justa”, deputado Jamyl Asfury.
Galeria de imagens