Governo e Senai promovem curso de manicure na Cidade do Povo

: A parceria entre Estado, prefeitura e Sanai vai beneficiar 40 mulheres da Cidade do Povo (Foto: Angela Peres/Secom)
A parceria entre Estado, prefeitura e Senai vai beneficiar 40 mulheres da Cidade do Povo (Foto: Angela Peres/Secom)

Na manhã desta segunda-feira, 27, as secretarias de Estado de Pequenos Negócios e de Políticas para as Mulheres, em parceria com a prefeitura de Rio Branco e o Senac, realizaram a aula inaugural do curso de manicure na Cidade do Povo. Ao todo, 40 mulheres farão a capacitação profissional, que tem duração de 160 horas.

A demanda foi identificada pela Associação de Mulheres Empreendedoras (AME), que, ao perceber a necessidade de formação profissional das mulheres, solicitou o apoio do Estado.

“Foram as próprias mulheres da Cidade do Povo que nos procuraram, e, graças ao apoio do governo, terão a oportunidade de desenvolver uma atividade econômica”, explicou a presidente da AME, Valéria Holanda.

“Com o curso e o kit, vou poder montar meu próprio negócio”, frisou Aldinéia (Foto: Angela Peres/Secom)
“Com o curso e o kit, vou poder montar meu próprio negócio”, frisou Aldinéia (Foto: Angela Peres/Secom)

Com o encerramento da qualificação, aquelas que cumprirem regularmente a carga-horária do curso e estiverem aptas a atuar no mercado de trabalho serão contempladas com um kit-manicure, que será ofertado pela SEPN. Para incentivar a participação assídua das mães, a prefeitura vai oferecer uma sala de recreação infantil no período das aulas.

“A nossa intenção é que as 40 mulheres que estão fazendo o curso recebam os equipamentos necessários para iniciar seu próprio negócio, com geração de renda e proporcionando melhor qualidade de vida à família”, destacou o gestor da SEPN, Henry Nogueira.

Há um ano na Cidade do Povo, Aldinéia da Silva frisou a importância das políticas públicas estaduais: “Eu morava no Taquari. Lá, todos os anos alaga. Depois que eu vim para a Cidade do Povo, tudo mudou, inclusive a qualidade de vida da minha família. Com o curso e o kit, vou poder montar meu próprio negócio e contribuir com a renda familiar da minha casa”.

Além das aulas práticas e teóricas, as mulheres também participarão de rodadas de conversa sobre direitos femininos, violência doméstica e relações sociais de gênero, promovidas pela SEPMulheres.

“É um projeto idealizado por muitas mãos. Continuaremos fazendo o acompanhamento do grupo, para assegurar a autonomia econômica dessas mulheres”, ressaltou a secretária de Mulheres, Concita Maia.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter