O Rotary Internacional é considerado a principal organização não governamental sem fins lucrativos do mundo.
Suas ações são concentradas na promoção da paz, no combate a doenças, fornecimento de água limpa, atendimento médico a mães e filhos, apoio à educação e fortalecimento de economias locais.
No Acre, a instituição atua como parceira do governo do Estado por meio de ações sociais como o movimento Acre Solidário e a realização de cursos profissionalizantes com a Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).
No próximo dia 1° de julho, o Distrito 4720 do Rotary Internacional, que representa os estados da Região Norte, realizará a cerimônia de posse da nova governadora, Lucy Queiroz, a segunda mulher a assumir o cargo neste distrito.
Em visita à Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), Lucy Queiroz reforçou a parceria com o governo e falou da expectativa para os anos rotários 2016/2017.
“Esperamos ter um crescimento no quadro associativo, com a entrada de mais mulheres, mais jovens e aposentados que possam nos ajudar nos trabalhos. O governo tem um comprometimento com as ações sociais no estado, e o Rotary é um aliado para minimizar os problemas e prestar serviços humanitários”, disse.
Ainda segundo Lucy, o foco principal dos rotarianos de todo o mundo é a erradicação da poliomielite. “Todos os distritos realizam ações no combate à paralisia infantil. O Rotary é que compra e aplica a vacina da pólio nos países endêmicos que ainda existem”, lembrou.
A secretária de Comunicação, Andréa Zílio, falou da importância do apoio do governo aos Rotary Clubes. “O governo do Estado sempre valorizou e reconheceu o trabalho do Rotary, porque é um trabalho antigo e que tem credibilidade. Nesta nova gestão, vamos continuar apoiando por meio das ações profissionalizantes com a Secretaria de Pequenos Negócios e com a Secom na divulgação dos trabalhos da organização”, comentou.
Nos dias 23 e 24 de abril de 2017, o Acre vai sediar a Conferência Distrital do Rotary Internacional. O evento será realizado nas dependências da Universidade Federal do Acre (Ufac), e a previsão é de que mil pessoas participem.