Governo e Ministério das Comunicações debatem implantação de Centro de Recondicionamento de Computadores no Acre

Por Luan Cesar

Ampliar a difusão tecnológica no Acre e garantir pleno acesso do recurso à população. Foi com esses objetivos que o governo do Acre, por meio da Fundação de Tecnologia (Funtac), a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e o Ministério das Comunicações (MCom) discutiram a implantação do Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) no estado. A ideia é viabilizar mais um meio que promova capacitação profissional para o mercado de trabalho.

Proposta foi apresentada ao titular da Seict no alinhamento de estratégias para implementação do projeto. Foto: Jairo Carioca

O encontro, realizado em Brasília a partir do convite do senador Alan Rick (UB-AC), reuniu a presidente da Fundação de Tecnologia do Acre, Iuçara Souza; a diretora operacional da entidade, Mirla Miranda; o coordenador de Gestão e Planejamento da instituição, Astério Vieira; os membros do MCom e o senador Alan Rick. Na ocasião, os gestores acreanos conheceram a fundo como o CRC funciona em outras localidades do Brasil e iniciaram as primeiras etapas para implementar o projeto no Acre.

Além de preparar novos profissionais para o mercado de trabalho a partir de capacitações tecnológicas, o Centro de Recondicionamento de Computadores também fortalecerá ações que promovam a Tecnologia da Informação como ferramenta de transformação social.

Na prática, o centro recondicionará equipamentos eletroeletrônicos para a utilização em cursos e oficinas, e trará um novo meio para realizar o descarte correto de resíduos eletrônicos, evitando a poluição ambiental.

Outra pauta abordada está relacionada aos serviços do Wi-fi Brasil, programa do governo federal que promove conexão à internet em banda larga, inclusive em localidades onde a oferta não existe ou apresenta graves falhas.

Também participaram da reunião o diretor do Departamento de Infraestrutura e de Inclusão Digital (Depin), Romulo Barbosa; a coordenadora de Projetos e Conectividade, Jane Braga; o coordenador-geral de Inclusão Digital, Gustavo André; a chefe da Divisão de Projetos e Parcerias, Daliane Serra; e o assessor Marcus Vinicius.

A proposta foi apresentada ao titular da Seict, Assurbanipal Mesquita. Para ele, as ações são importantes e estão alinhadas com a visão de governo de qualificação e geração de oportunidades. “Fundamental a ação da Funtac e a parceria com o senador Alan Rick que, na bancada federal, tem atuado de maneira destacada para ajudar no desenvolvimento do estado”, acrescentou Mesquita.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter