Governo e Ifac lançam aplicativo para auxiliar no combate e prevenção ao coronavírus

O Instituto Federal do Acre (Ifac), em parceria com o governo do Estado, disponibilizou para download, nesta segunda-feira, 24, o aplicativo Previna, que irá auxiliar no combate e prevenção ao coronavírus. Os usuários já podem baixar o aplicativo na plataforma online Google Play por meio do smartphone Android.

O aplicativo disponibiliza o autodiagnóstico por meio de perguntas direcionadas ao usuário, que chegará a um possível resultado de contaminação ou não de Covid-19. As perguntas integram o Sistema Único de Saúde (SUS). A ferramenta online engloba todas as informações e serviços disponibilizados pelo Estado, constituindo um canal direto com a comunidade.

“Todos os instrumentos que nós temos para combater essa doença estão disponíveis no aplicativo. Com união e parcerias, temos enfrentado a Covid-19 aqui no estado, trabalhando em conjunto com todos”, salientou o secretário de Saúde, Alyson Bestene.

Link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.previnaacre.covid.previnaifac

Na plataforma, o usuário pode encontrar uma aba específica do Projeto Saúde Emocional: é o Fale Comigo, Você não está Sozinho, que promove apoio emocional a pessoas que contraíram o coronavírus e aos familiares de pacientes e de vítimas fatais da doença.

Na aba está disponível o contato das coordenadoras do projeto, Isnailda Gondim, diretora de Políticas Públicas para as Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) e da psicóloga Fernanda Lage, que realizam a triagem e repassam aos demais psicólogos do projeto para o atendimento psicológico.

A primeira-dama do Estado, Ana Paula Cameli, que também é uma das apoiadoras do Projeto Saúde Emocional, destacou a importância do aplicativo neste momento de pandemia. “É muito importante que tenhamos um aplicativo como o Previna para ajudar as pessoas que estão sofrendo com problemas emocionais devido ao novo coronavírus. Essa tecnologia vem para somar esforços no combate aos danos causado pela Covid-19”, destaca.

Link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.previnaacre.covid.previnaifac

O projeto reforça o objetivo maior do Governo do Estado do Acre, por meio da SEASDHM, que é de cuidar e acolher as pessoas nas mais diversas situações de vulnerabilidade. “Essa parceria com o aplicativo Previna traz um acesso remoto, proporcionando um contato mais rápido do usuário, evitando que sentimentos ruins se transformem em crises de ansiedade ou depressão”, complementou Isnailda Gondim.

Fernanda Lage reforçou a eficiência do aplicativo. “Os casos aumentaram significativamente, e assim o acesso fica mais rápido e fácil. O cidadão agora terá oportunidade de ser atendido com mais rapidez”.

O aplicativo foi projetado e desenvolvido por servidores e estudantes do Ifac, por meio da Pró-Reitoria do de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp), Coordenações do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), de Incubadora de Empresas (COIN) e da Diretoria Sistêmica de Comunicação (Dscom).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter