Governo e empresários definem ações em caso de cheia do Rio Madeira

Governo e empresários falam do planejamento para que o Acre não sofra desabastecimento” (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Governo e empresários falam do planejamento para que o Acre não sofra desabastecimento” (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A chefe da Casa Civil, Márcia Regina Pereira, se reuniu nesta terça-feira, 27, com o setor empresarial do Acre para definir ações, caso ocorra cheia do Rio Madeira. Na reunião, foram destacadas medidas como a antecipação de estoques para abastecimento, importações via Peru e rotas alternativas via países da América do Sul, de forma que o Estado não venha a sofrer desabastecimento.

Estiveram presentes representantes dos setores empresariais como Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Acre (Fecomercio), Federação das Indústrias do Acre (Fieac), Sindicato dos Postos de Combustíveis do Acre (Sindepac), Associação Acreana de Supermercados (Asas), Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Acre (Adacre), Sindicato dos Transportes e Logística do Acre (Setacre), Central de Abastecimento e Comercialização de Rio Branco (Ceasa) e outras empresas.

Dentre as medidas preventivas a serem adotadas, Márcia Regina apontou a antecipação de estoques, como o de março para fevereiro, considerando que o de fevereiro já está garantido. “Junto ao setor empresarial, queremos saber o que mais se pode fazer para minimizar impactos, em casos de cheias”.

O representante da Amazon Gás no Acre, Alexandre Nascimento, garantiu que a empresa irá aumentar a disposição de gás para a região, conforme a estratégia do governo. “A medida é para atender a contento a população”, afirmou.

Já o diretor-presidente da Ceasa, Paulo Brana, contou que já trabalha estratégias, tanto em relação às empresas, quanto ao abastecimento por meio da produção rural. “Estamos nos inteirando quanto as relações de rota com o Peru e tratando com os produtores sobre a possibilidade de ampliação da produção para suprir as feiras de bairros”, explicou.

Governo intermedia liberações junto aos bancos

O governo do Estado está intermediando junto às instituições financeiras – Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil – a liberação de recursos e taxas de juros diferenciadas aos empresários que forem adquirir estoques para as empresas. A medida irá facilitar o abastecimento antecipado do setor. Ao término da reunião, foram preenchidas as fichas de solicitação prévia dos recursos para serem encaminhadas às instituições.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter